SEO: a melhor aposta em marketing digital

SEO: a melhor aposta em marketing digital

Tempo de leitura: 8 minutos

Esta todo mundo falando sobre SEO. Mais o que é isso mesmo e qual utilizadade?

O que é SEO?
SEO é a sigla para “Search Engine Optimization”, que significa “otimização para mecanismos de busca”. São estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca.

Qual a utilidade?
Melhorar o posicionamento do seu site/blog no Google através de um conjunto de otimizações.

As dicas para crescer dentro desse mercado tecnológico tão vasto que é a internet começam pelo SEO que é a melhor aposta em marketing digital, e a seguir darei explicações sobre o funcionamento de todos os processos que envolvem SEO.

Confira porque SEO é a bola da vez na internet:

  1. O marketing digital de um site começa mesmo antes de sua publicação, nos planos de negócio e marketing. Passa pela escolha do domínio, hospedagem, desenvolvedor e ferramentas. Saiba como definir tudo isso para ter bons resultados.
  1. SEO leva um site aos primeiros lugares nos resultados não pagos (orgânicos) das buscas no Google e outros. Trabalho complexo e não imediato, representa economia no longo prazo e muitas visitas. Dependem de palavras-chave, conteúdo e links.
  1. O Marketing nas Mídias Sociais é indispensável em qualquer planejamento de Marketing Digital. O SEO esta presente na otimização de palavras-chaves para posts,  anúncios e até mesmo Yotutube. Afinal, nas redes sociais pode-se expor a marca, conhecer e conquistar clientes, anunciar, vender, fazer contato, perguntar, responder e mais.

É importante que você entenda que na internet termos basicamente 2 formas de atrair pessoas para o seu negócio:

Primeiro, é tráfego pago. Assim, algumas plataformas de grande fluxo de pessoas, como por exemplo Google e o Facebook, disponibilizam espaços e públicos específicos para você anunciar seus produtos/ serviços em troca de um investimento financeiro que pode variar de R$10/dia a R$1.500/dia ou mais.

Segundo, é o tráfego “gratuito”. O gratuito está entre aspas porque o que acontece é que você não investe valor algum, e sim seu tempo. Tempo para criar conteúdo. E tempo é dinheiro. Entendeu! Aí é que entra o SEO, pois ele é o agente capitalizador de todo esse processo, que pode atrair muitos visitantes para seu negócio organicamente, ou seja, sem pagar.

Todo investimento de tempo e dinheiro será em vão se você não começar imediatamente a executar essas dicas no seu site/blog, marketing digital é o pontapé inicial e imprescindível para obter o sucesso esperado.

ENTÃO SE VOCÊ TEM OS PROBLEMAS CITADOS ABAIXO, CONTINUE LENDO ESSE ARTIGO

1 – Como acabar com a falta de clientes

2 – Como utilizar o Google para fazer crescer sua vendas

3 – Como fazer seu negócio aparecer nas primeira página do Google

Quem busca um melhor desempenho e um ótimo rendimento nos seus empreendimentos online sabe que os buscadores, principalmente o Google como referência aqui no Brasil, geram tráfego e muitos negócios para seus sites.

Veja nas dicas a seguir como é importante o uso do SEO.

Utilizar o SEO ficou mais do que indispensável hoje em dia, até porque conseguir ocupar as primeiras posições no Ranking do Google significa colocar seu produto em uma prateleira universal e extremamente atrativa.

Cada post, cada texto é pensado e arquitetado com o objetivo de alcançar o seu lugar ao sol em meio a tantas empresas e negócios criados todos os dias com produtos iguais ou semelhantes ao seu, saia na frente e faça SEO do seu site/blog, tenho certeza de que colherá resultados inimagináveis em pouco tempo.

Então vamos lá!

Começando entender o Google.

O Google tem uma série de critério e pesos (200 pelo menos, contudo 40 deles são os principais) para classificar seu site. A medida que o Google realizar uma atualização em seu algorítimo os pesos dos critérios mudam. Então, vamos aos critério mais importantes:

VELOCIDADE DO DE CARREGAMENTO DO SEU SITE/BLOG

Escolher bem a sua hospedagem faz toda diferença na velocidade de acesso do seu site:

4 ERROS MAIS COMUNS NA HORA DE ESCOLHER SEU PLANO DE HOSPEDAGEM

Uma hospedagem de qualidade pode mudar todo o desenvolvimento do seu site/blog. E é, portanto uma das primeiras coisas que temos que pensar quando montamos nosso empreendimento online. Pensando nisso relacionei algumas dicas básicas para você que quer encontrar uma hospedagem de qualidade.

  1. Existem muitas empresas de hospedagem de sites, mas a segurança é imprescindível, por isso você precisa escolher com cuidado onde vai alocar seu site/blog, faça uma pesquisa detalhada, sobre os planos, preços e tente encontrar sites conhecidos que também estão alocados nesta empresa de hospedagem para que seu investimento não seja em vão.
  2. Hospedagem é um serviço prestado por várias empresas para manter na internet os sites dos seus clientes. Funciona como um hotel mesmo, você paga uma mensalidade e esta empresa mantêm seu site em um servidor e ele fica disponível o tempo todo na internet.
  3. Estes servidores nunca podem ser desligados, cada servidor pode armazenar uma enorme quantidade de sites, por isso é muito importante que você escolha uma empresa séria para hospedar o seu site, pois se um servidor tiver algum problema técnico, seu site não ficará disponível para os usuários da internet.
  4. Os planos de hospedagem permitirão que você utilize e-mails personalizados com seu nome de domínio (Ex: seunome@seu-dominio.com.br). Outros serviços podem ainda estar associados com seu plano de hospedagem, como: banco de dados, estatísticas de acesso, construtor de sites entre diversos outros.

Dica Extra:

  1. A dica mais importante deste tópico é você habilitar o Gzip (compressão de imagens a fim de aumentar velocidade de carregamento). Caso não saiba fazer solicite para sua hospedagem habilitar.
  2. Utilize o CloudFlare ou plugin de otimização de performance, por exemplo, para WordPress: W3 Total Cach

PALAVRA-CHAVE

Cada pagina do seu site deve ter uma palavra chave que se relacione com assunto em pauta e deve ser referenciada no corpo do texto algumas vezes ( 3 ou 4 no máximo). também, utilize palavras e expressões no texto na qual exista um semelhança de semântica com a palavra chave principal. Por exemplo: Se o seu site é de uma imobiliária e você esta escrevendo um artigo ensinando seu cliente a comprar uma casa através da CEF, então seja bem especifico e evite devagar nas ideias.

A presença da palavra chave na url também é significativo.

O tamanho do artigo deve ficar entre 450 a 600 caracteres para um artigo médio e 1.500 a 2.000 caracteres para um artigo maior.

Na Utilização de imagens no artigo não esqueça de preencher o campo ALT da imagens, que foi criado para atender as necessidades de deficientes visuais.

FERRAMENTAS

A seguir uma lista de ferramentas que você pode instalar no seu site a fim de torná-lo mais acessível aos sistemas de busca, dentre eles o principal, Google.

1) W3 Total Cach = Otimização de performance ou Quick Cash
2) WordPress SEO Yoast = Otimização de conteúdo e páginas
3) SEO Smart Links = Faz a linkagem interna por palavra-chave de forma automatizada
4) Related-posts-by-zemanta = Faz relacionamento de conteúdo ou artigos
5) Google XML Sitemap = faz o mapa do site
6) WP Robots TXT = acessibilidade do seu conteúdo, você determina qual conteúdo que você deseja que seja indexado pelo Google e o conteúdo que não quer.
7) Google Analitycs = Apresenta toda estatística do seu site/blog em detalhes
8)  Wp security scan l secure wordpress l wp sentry = Seu site mais seguro
9) Imagem Sitemaps = Sitemap é um arquivo no formato . XML, ou . XML.GZ, que contém uma lista com as páginas (URLs) do site. Ele funciona como um mapa que irá ajudar e guiar os robôs de buscas, ou os usuários, a navegar e encontrar as páginas relevantes no seu site.
10) hoje temos vários tamanhos de dispositivos é bem legal testarmos como se comporta a nossa página de captura nesses displays, para isso, vocês podem testar no link:
Mobile Phone Emulator
Ipad Peek
Responsivepx

 

Por isso tem se tornado cada vez mais comum a busca por consultorias SEO que nada mais é do que uma equipe bem formada ajudando a aperfeiçoar o site criando uma lista de estratégias para deixar o mesmo nas primeiras e tão sonhadas posições do Google.

Você pode pensar que não precisa de ajuda e que é algo fácil, mas acredite nada vem sem esforço e estudo e não há nada melhor do que poder contar com profissionais qualificados para te ajudar a abrir portas preciosas para seu empreendimento, essas consultorias traçam planos e metas bem definidas e dão manutenção ao serviço prestado sempre acompanhando seu crescimento nas posições.