Empreendedorismo na Internet

Empreendedorismo na Internet

Tempo de leitura: 5 minutos

A internet vem ganhando espaço no meio social e ampliando sua força de integração cada vez mais. É um novo ambiente que une pessoas de diferentes classes sociais, idades, lugares e abrange um grande número de indivíduos. Que tal inovar colocando seu empreendimento no meio digital? Você vai ver ao decorrer da leitura os principais pontos que você deve trabalhar dentro da sua empresa para que você tenha sucesso no seu negócio dentro do ambiente online.

Muito provavelmente, você já está familiarizado com a Internet em seu cotidiano. Mas, talvez, você não tenha notado que ela está mudando também a forma como as pessoas compram e realizam transações. Devido principalmente a comodidade, as pessoas estão comprando cada vez mais pela Internet, e isso significa uma excelente oportunidade para quem quer vender seu produto ou serviço e tem conhecimento e competência para fazê-lo. É muito mais fácil se estabelecer – e ser bem-sucedido – em um setor que está em franco crescimento, do que em outro que está estagnado, ou até mesmo em declínio.

A Internet representa um novo, e promissor, campo de atuação para os empreendedores. Como os negócios on-line são relativamente recentes, o conhecimento na área ainda é restrito a poucos e a Internet apresenta inúmeros nichos de mercado que podem se transformar em negócios bem-sucedidos se devidamente explorados.

Os números do e-commerce no Brasil são extremamente favoráveis, com mais de trinta milhões de pessoas comprando de forma rotineira pela Internet e um faturamento que cresce ano após ano. Naturalmente muitos empreendedores já tem conhecimento desse fato e estão investindo no novo canal de comercialização.

Um dos principais pontos positivos para o empreendedorismo digital são os gastos reduzidos: quanto custa a montagem de um site de e-commerce e quanto custa a montagem de uma loja física? Quanto representa o custo de hospedagem de um site num Shopping Virtual em relação ao aluguel e luvas de uma loja num Shopping Center? Sem dúvida, o desembolso é sensivelmente menor para o empreendedor na Internet, particularmente no caso do varejo. É claro que você pode gastar os tubos em um site se quiser, e muita gente faz isso, mas, no que se refere a investimentos e custos, o fato concreto é que o empreendedorismo na Internet leva uma enorme vantagem. Para um empreendedor que, via de regra, dispõe de poucos recursos esse é um aspecto extremamente relevante.

Procurar seu público na internet e descobrir novos nichos é um dos pontos principais. É claro que pesquisar, analisar e colocar no papel todas as variáveis relevantes sobre o projeto sempre foi um aspecto determinante para o empreendedor de sucesso, uma vez que isso previne gastos desnecessários, evita atrasos e amplia perspectivas de aproveitamento de oportunidades. No entanto, o que ocorre hoje na Internet é que o grau de competição se ampliou enormemente, diminuindo as possibilidades de correção de erros, assim como as margens de lucro, e aumentando os riscos do negócio. Sem contar que muitos setores pouco explorados tempos atrás hoje se encontram saturados, o que nos leva ao terceiro fator crítico de sucesso para o empreendedor.

Você tem que se diferenciar dos demais ofertando promoções e atendendo seu cliente da melhor maneira. Na Internet é muito mais fácil e rápido conseguir informações sobre qualquer produto desejado e inclusive comparar o valor pelo qual esse produto está sendo ofertado pelos diferentes players. Isso representa um poder considerável para o consumidor. No entanto, se por um lado esses fatores trazem dificuldades para o comerciante que acha que vai conseguir vender produtos de baixa qualidade com preços acima do mercado, por outro, trazem também a oportunidade para o empreendedor que compreende esse novo perfil e está comprometido a oferecer qualidade, bom preço e bom atendimento aos seus clientes.

A pesquisa mais recente do ibope eRatings, mostra que no mês de maio o número de Internautas ativos no Brasil, atingiu 7,9 milhões de pessoas e, o que é mais importante, 44% desses internautas (3,5 milhões de pessoas) fizeram compras on-line, o que definitivamente, não é pouca coisa. É claro que quando tivermos 10, 15 ou quem sabe 20 milhões de compradores vai ser melhor ainda. O problema para o empreendedor na Internet é que nesse momento, a coisa já não será mais novidade e boa parte das vantagens anteriormente assinaladas terão desaparecido. O conhecimento vai estar mais disseminado, muita gente boa e de peso estará estabelecida, já não haverá tantos nichos de mercado a disposição e assim por diante. Logicamente o grau de incerteza será menor, mas em contrapartida, a competição será muito mais feroz.

Por ser um ambiente em crescimento, investir no empreendedorismo digital é um tiro certeiro! É preciso tanta atenção ao iniciar um empreendedorismo na internet quanto no meio físico. É necessário prestar atenção no nicho e no seu público alvo, inserir seus produtos e serviços nos locais corretos, estar atento no movimento das pessoas na busca dos produtos e manter seu espaço em crescimento dentro da internet. Seguindo estas dicas e persistindo para ser o melhor na área, o sucesso é certo!

Saiba mais sobre Empreendedorismo na Era Digital e amplie todo seu conhecimento.

Bom planejamento e boas vendas!

 

ebook empreendedorismo digital