Como Inserir Sua Empresa no Black Friday?

Como Inserir Sua Empresa no Black Friday?

Tempo de leitura: 5 minutos

Você deseja inovar na sua empresa participando do Black Friday? Quer saber como ter sucesso nas suas vendas por meio dessa promoção? Você está no lugar certo. Preparamos para você dicas de como se planejar para ofertar o melhor para seus clientes, confira!

Primeiro vamos entender o que significa Black Friday. É uma expressão em inglês, que significa sexta-feira negra, é a sexta-feira depois do dia de Ação de Graças. Este termo teve origem nos Estados Unidos e consiste nos grandes descontos ofertados pelas lojas, muitas pessoas compram pelos descontos e também por estarem próximos a datas comemorativas, como o Natal e Ano novo. Ocorre na última sexta-feira do mês de novembro.

Nossas pesquisas trazem outros motivos que podem lhe esclarecer a importância de apostar no Black Friday.

De acordo com a pesquisa, a reputação da Black Friday perante o consumidor não é mais negativa, como já foi em épocas em que a data era chamada de “Black Fraude”.

A pesquisa indica ainda que a antecipação ou o alongamento de campanhas de promoções da Black Friday podem ser uma boa alternativa: o levantamento mostrou que 21% das compras são feitas dias antes ou depois da sexta-feira propriamente dita.

Outro dado interessante é que 68% dos entrevistados pretendem fazer alguma compra nesta Black Friday. No ano anterior, 61% deles tinham essa intenção.

Para que você obtenha um bom resultado nas suas vendas, alguns requisitos são necessários. Fizemos uma lista do que não pode faltar no seu planejamento para que ocorra tudo com êxito, a seguir você aprenderá como se organizar e obter boas vendas.

 

Ofereça descontos realmente verdadeiros

Hoje em dia os consumidores estão cada vez mais atentos aos preços no mercado, por isso não oferecer descontos reais pode ser um “tiro no pé”. Por isso, ofereça descontos realmente especiais para seus clientes.

Trate seus clientes como VIP

Com certeza você já deve ter dados dos seus clientes, a nossa proposta é: que tal oferecer descontos diferenciados para aqueles que já compram com você? Por exemplo, se o público geral vai poder comprar com 30% de desconto, que tal oferecer 40% para quem já é seu cliente? É uma boa ideia para conquistar mais clientes fiéis, além de manter e agradar os seus.

Invista em Anúncios Patrocinados

Pense em Facebook Ads e Google AdWords como seus aliados nessa próxima Black Friday! Se você tem uma fanpage, promova suas ofertas e descontos para as pessoas que curtiram sua página ou para aquelas que ainda não conhecem seus produtos/serviços.

Vendas pelo WhatsApp

Procure estar presente mostrando suas ofertas para os seus clientes em diferentes redes sociais. A maioria dos brasileiros usa esse aplicativo diariamente e seus clientes gostarão de saber que você utiliza diferentes meios de comunicação para ofertar seus produtos e tirar eventuais dúvidas sobre seus produtos/serviços.

Planeje bem para não decepcionar

Para evitar ser alvo de reclamações de consumidores, é preciso fazer um bom planejamento. O empreendedor deve saber que o consumidor, hoje, tem voz e tem como consultar informações. Por isso, é importante que o cliente saia da loja sentindo que realmente economizou. Algumas marcas pensam que são espertas e aumentam seus preços antes da ação, para depois promover uma falsa redução. Mas isso, além de ficar feio perante o comprador, pode ser alvo de órgãos de controle, que estão atentos aos movimentos por conta da temporada de ofertas.

Escolha bem os produtos e os descontos

O primeiro passo no planejamento é identificar quais produtos serão ofertados na promoção. A dica é escolher itens encalhados ou que estejam saindo de moda. É uma oportunidade de reduzir estoque de produto que teve pouca saída.

A próxima tarefa é calcular qual será o desconto. Isso depende de item a item e é primordial para não ter prejuízo. É importante vender com alguma margem. Se vender com margem negativa, não vai recuperar esse prejuízo. Além disso, não fique muito empolgado com quantidade, porque quantidade sem margem é prejuízo.

A negociação com os fornecedores é essencial para conseguir oferecer descontos de verdade. O valor do desconto depende muito desta negociação com o fornecedor.

Reforce sua estrutura

A Black Friday costuma acontecer em apenas um dia. Isso significa que seu site ou sua loja receberão um volume de clientes muito maior e é preciso estar pronto. É um pico logístico e de acesso ao site gigantesco e tem que estar preparado para suportar essa visita, ou vai perder a venda e deixar consumidor insatisfeito.

No caso da entrega, o cuidado deve ser especial. Muita gente aproveita a promoção para comprar os presentes de Natal. Se o produto não for chegar a tempo, é preciso deixar isso claro antes da compra.

Quem vai promover o evento no ponto de venda também pode se preparar aumentando a equipe de atendimento e preparando a loja.

Divulgar com antecedência é primordial para atrair clientes. As empresas já estão divulgando, mas o ideal é potencializar isso com pelo menos 10 dias de antecedência, principalmente nas redes sociais.

 

Cuidado com o pós-venda

Os descontos da Black Friday são uma boa oportunidade para atrair novos clientes. Com uma boa oferta, os consumidores ficam mais suscetíveis a testar lojas novas. Por isso, é importante caprichar no atendimento durante e após a venda. Hoje, o cliente entende que está na condição de comprador e quer o melhor do atendimento.

O evento é também uma ótima oportunidade para conseguir cadastros. Com os dados do cliente, você pode ofertar o produto certo para cada um e potencializar suas vendas.

Seguindo estas dicas, você vai poder inserir sua empresa em uma inovação do mercado fazendo com que suas vendas alavanquem e conquistando mais clientes. Com um bom planejamento, uma boa divulgação, bom atendimento e boas ofertas é certo que você alcançará um excelente resultado!

Invista no Black Friday e se planeje para colocar táticas em prática, aproveite a oportunidade para vender mais e divulgue seus produtos/serviços.

Desejamos excelentes vendas e bastante sucesso!