Regras da Internet – Netiqueta na Internet – As 20 Principais

Tempo de leitura: 7 minutos

A importância das 20 principais Regras da Internet – Netiqueta para uso na internet:

O artigo de hoje é uma reflexão ampla acerca da forma como nos comunicamos e as precações que devemos ter ao navegar na internet estabelecermos novas conexões.

Vamos falar sobre:

  • Regras da Internet e Netiqueta
  • Internet Segura para Crianças
  • Guia para pais e educadores

As Principais Regras da Internet (Netiqueta)
walmirlima-regra-internet

1 – Evite enviar mensagens EXCLUSIVAMENTE EM MAIÚSCULAS. Se bem empregadas, as maiúsculas podem ajudar a destacar, mas em excesso, a prática é compreendida como se você estivesse gritando, podendo causar irritação ou fazer com que o interlocutor se sinta ofendido;

2 – Para enfatizar frases e palavras use os recursos de sublinhar e negrito;

3 – Seja claro e objetivo;

4 – Produza textos de leitura fácil;

5 – A maioria das pessoas na Internet vai conhecê-lo(a) somente através de como você escrever, portanto, cuide da correção ortográfica e gramatical;

6 – Separe os parágrafos com linhas em branco;

7 – Considere abordar apenas um assunto por mensagem;

8 – Quando for inevitável uma mensagem mais longa avise na linha de assunto. Por exemplo: Subject : reunião (msg longa!);

9 – Quando participar de um fórum não use acentos;

10 – Procure responder a todas as mensagens pessoais;

11 – Lembre-se de agradecer às pessoas que o ajudarem;

12 – Ao responder mensagens, cite sempre a mensagem respondida, indicando “quem” disse “o quê”. Ou seja, deixe claro qual mensagem e quais questões está respondendo;

13 – Todo fórum tem seus “cabeças brancas”, que ganharam o respeito dos outros membros ao longo de anos.Basta uma crítica leviana a um destes membros veteranos e terá a inimizade de todos os seus amigos e admiradores, provavelmente do grupo inteiro;

14 – Evite palavrões, expresse sempre as suas ideias de um modo claro, simples e com uma linguagem precisa;

15 – É difícil descobrir quando uma pessoa está falando alguma coisa em tom de brincadeira, se está realmente bravo ou feliz, ou se está sendo irônico, em um ambiente no qual só há texto; por isso, entram em cena os smileys. Comece a usá-los;

16 – Ninguém tem paciência para ler 500 linhas de texto que podiam ser resumidas a duas ou três. Seja conciso e concreto naquilo que quer dizer. Poupe as palavras e mantenha-se fiel à ideia principal que quer passar;

17 – Respeite para ser respeitado e trate os outros como você gostaria de ser tratado;

18 – Evite de escrever em outra língua quando não solicitado (no caso, quando o assunto é tratado em português, a pessoa escreve em inglês só para se mostrar);

19 – Utilizar poucos emoticons;

20 – Procure não levar tudo que se vê na internet ou em fóruns de discussão a serio, se não você pode passar a aparência de ser uma pessoa chata.

Veja o quanto é importante uma comunicação correta na internet e especificamente nas mídias sociais, existem profissionais especializados para ajudar você a realizar uma perfeita gestão de mídias sociais, afim de estabelecer uma conexão precisa e segura com seu interlocutor.

Internet Segura para Criançaswalmirlima-internet-segura-crianca

É imprescindível acompanhar o que seu filho acessa e com quem se relaciona na internet. Saber dos novos amigos online e procurar informações deste novo contato.
O livre acesso a tipos de ligações, serviços, protocolos de transmissão, software, sistemas operativos e outras realidades e tecnologias potencialmente nocivas podem trazer grande prejuízos na formação do caráter.

O despertamento fora de hora faz com que o menor queime etapas importantes de sua vida além de provocar distúrbios emocionais e psíquicos.

Então, como descobrir a dependência e os sintomas de utilização exagerada da internet?

O vício em internet, uso excessivo ou uso compulsivo é comumente conhecido pela sigla UPI (Uso patológico de internet).

Em termos de abrangência,segundo um estudo conduzido pela Universidade de Medicina de Stanford, 1 em cada 8 norte-americanos apresenta, pelo menos, um sinal de dependência de internet.

Nem sempre a dependência de internet é facilmente detectada, pois em muitos casos, o uso acadêmico pode encobrir o uso excessivo. Mas quais são os indícios de que uma pessoa faz UPI? Como descobrir a dependência e os sintomas de utilização exagerada da internet?

O dependente geralmente:

1- se conecta com o objetivo de aliviar estados de ansiedade, solidão ou depressão;

2- permanece conectado por períodos de tempo cada vez mais extensos;

3- pode ter queda de produtividade na escola, ou piora no desempenho devido ao excesso de tempo online;

4- costuma negar ou minimizar os impactos negativos que o uso patológico de internet pode trazer a sua vida;

5- já tentou, sem sucesso, controlar ou reduzir o tempo que gasta na web e costuma preferir as interações virtuais à interações face a face.

Há diversos outros sintomas, mas é importante ressaltar que a incapacidade do usuário em controlar a quantidade de tempo que passa online é vista como uma das principais características de dependência.

A monofobia é a dependência da internet ou  vício em tecnologia.

Vale frisar quando alguém tem a rotina corrompida pelo uso excessivo da internet é aconselhável buscar ajuda profissional.

No Brasil tem o Instituto Delete que trata da dependência digital e abstinência.

walmirlima-idelete

Clique e acesse site Instituto Delete.

E você, conhece alguem que se encaixa em algum desses sintomas, ou você mesmo?

…vamos continuar e responder algumas perguntas:

Como falar com as Crianças e Adolescentes sobre os Riscos On-line?

“Ao todo, 79% das crianças e dos adolescentes entre 9 e 17 anos têm acesso à internet, segundo dados do Comitê Gestor de Internet no Brasil”, cita Rodrigo Nejm, diretor de Educação da ONG Safernet Brasil, que combate crimes contra os Direitos Humanos na internet.”

Veja o que pode ocorrer..

Alguém se aproxima, se faz de amigo e pede uma imagem. Embalados ainda pela inocência ou vivenciando a fase de descobertas e de novas experiências, crianças e adolescentes acabam caindo na conversa e atendem ao pedido. A partir daí, são envolvidos num mundo de chantagens e ameaças virtuais.

Pesquisa da ONG britânica Internet Watch Foundation revela que crianças e adolescentes produzem conteúdos sensuais ou sexuais e divulgam na internet. Cerca de 80% do material apurado (3.803 imagens ou vídeos) é de jovens de 16 a 20 anos.

Prevenção: Estipular horário para seu filho usar a internet. Até os 11 anos, ter a senha de tudo que a criança acessa.

Como as Crianças e Adolescentes encobrem as suas atividades na internet?

– Apagam históricos e o rasto do site que visitam

– Utilizam varias contas de e-mail

– Utilizam uma significativa variedade de ferramentas no Messenger

– Recorrem a vários browsers

– Eliminam e-mail

– Usam jargões no Messenger

Alguns jargões usados:  🙂 – “ha-há”;  l – – “he-he”;  : -)))) – “muito feliz”;  (^-^)/ – “allo, está lá?”;  $ – “dinheiro, riqueza”  2 – “tu”  +trd – “mais tarde”  @t – “escrevo-te um e-mail”  **(, ´)**(, ´) – “mensagem sexual”  ==:– – “masturbação”

….tudo que foi falado até aqui pode ser aplicado também ao whatsapp

 

Guia para pais e educadores

walmirlima-guia

 

Como efetuar uma denúncia?

Os pais e educadores, e as crianças e adolescentes através deles podem denunciar as ações criminosas acessando:

 

Aprofundamento:

Regras de conduta na internet

Internet

 

RESUMO
A internet e as tecnologias estão cada vez mais associadas e presentes na vida das pessoas. Apesar das grandes vantagens do uso, o internauta esta continuamente sujeito a ameaças que emergem da rede.

As crianças e os adolescentes, em particular, estão sujeitos a riscos maiores que advêm das redes sociais. Neste contexto, é preciso que elas estejam cientes dos perigos da rede e que saibam se preveni.

Ainda tem mais.

walmirlima-interent-saferdicas
Clique aqui para baixar o ebook grátis

 

Se você gostou deste artigo.Curta e Compartilhe.

Com esse pequeno gesto Você pode tornar o mundo melhor.

 

Comentários encerrados.