O Que Faz uma Gestão de Mídia Social?

Tempo de leitura: 4 minutos

A GESTÃO DE MÍDIAS SOCIAIS NAS EMPRESAS

A implantação da gestão de mídias sociais pode ser um grande investimento visando o atendimento a um publico que em outras ocasiões poderiam não ter conhecimento de seu negócio

Entre as novas profissões que surgiram hoje no mundo da comunicação digital está o Gestor de Mídias Sociais.  Esse mercado cresceu  em decorrência da maior utilização das mídias sociais  na internet desde o começo dos anos 2000. Ou seja,  o gestor de mídias sociais está completamente ligado com a interação, observação e produção de ideias e campanhas relacionadas a  cultura cibernética.

A maioria das empresas já percebeu que para alcançar seu público e, ou , cliente é preciso está inserida no cotidiano deles. Por esse motivo, as redes sociais são as melhores opções para se aproximar. O Facebook, por exemplo, é considerado a maior rede social do mundo atingindo mais de 1 bilhão de usuários.

Diante disso nenhuma empresa pode tratar as mídias sociais de qualquer maneira ou por um “sobrinho” (termo normalmente usado para usuário sem qualificação) para a gestão estratégica da sua marca ou produto, afinal, qualquer erro será amplamente divulgado o que pode reduzir sua taxa de conversão em vendas. Então, você quer evitar um risco para seu negócio? Sim, continue lendo.

Outro dia escrevi um artigo sobre 7 segredos que você precisa saber antes de falar com um profissional que faz gestão de mídia social. Lembre-se que quanto mais informação você obtêm sobre as redes sociais mais segurança terá para tomar a decisão correta.

 

O Gestor de Mídias Sociaiswalmirlima-oquefazmidiasocial-gestorPara ser um Gestor de Mídias sociais não basta gostar de redes sociais e apenas saber  como se utiliza, não estamos falando de um simples usuário e sim de um profissional que irá utilizar essas plataformas como meio de comunicação.  Sendo assim, além de estar “antenado” com o que acontece nas redes sociais, o gestor precisa acompanhar e entender a ferramenta.

Além disso, o profissional irá explorar ao máximo a capacidade desta nova tecnologia utilizando-as como uma ferramenta de “isca” de potenciais clientes da empresa.

Entre as principais prioridades deste profissional  está a habilidade de atuar nas diversas plataformas que surgem a cada dia, além das já habituadas dos usuários como Facebook e Twitter, o Instagram, o Pinterest, o Tumblr, o Snapchat, o Linkedin etc.

O profissional  da área não são aqueles que dominam apenas as plataformas, mas que além disso conseguem ser  planejadores de estratégias, antecipando ao que será “tendencia’ na internet e saber aproveitar os “assuntos” do momento,  além de entender o que o consumidor vai buscar nas redes sociais. Isso engloba o marketing, psicologia do consumidor e  relacionamento.

 

Investimento Revertido em Lucrowalmirlima-oquefazmidiasocial-investimentoA gestão de redes sociais está na empresa para adequar o posicionamento da marca ou, e, empresa ao seu posicionamento online e evitar que a elas construam sua base de clientes sociais pautados apenas em posts que não estão relacionados a imagem ou produto da empresa .Por fim, é bom diferenciar que mesmo se tratando de comunicação o trabalho de gestão de mídias sociais é bem diferente de trabalhar se compararmos com outras mídias como televisão, jornal, revista ou rádio.

Como em todas as áreas, a internet oferece muitas  vantagens, porém,  também solicita conhecimentos e planos de ação diferenciados. Sendo assim, ao se contratar um gestor as métricas que é o retorno dos consumidores com a marca ou com o produto será analisado, mensurado e levado em consideração os pontos positivos e negativos de cada divulgação.

O que se precisa entender é que atualmente não é possível apenas estar no mercado, é necessário que a empresa, marca e produto, esteja mais próximo de seus clientes e, claro, possíveis clientes. E com o gerenciamento de redes sociais torna-se tudo mais fácil. Afinal, a cada publicação há o interesse desse cliente em saber mais sobre o negócio em questão.

Essa curiosidade e, ou, interesse é capaz de se reproduzir com uma rapidez que uma propaganda convencional não é capaz de alcançar.  A quantidade de visualização e compartilhamento pode ser primordial para o crescimento dos lucros.

Por esse motivo, obter um bom gestor e até mesmo uma esquipe para trabalhar nessas plataformas só trará retorno positivo para os negócios. Além dos gestores não efetuarem apenas a divulgação, eles fazem a mensuração desses resultados.

 

walmirlima-botao-ajuda-midia-digital