O Que Faz um Consultor de Marketing Digital

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Vamos entender o que faz um consultor de marketing digital?

Como originou a necessidade da Consultoria de Marketing Digital

Você já percebeu que as mudanças de que tanto falamos com relação ao marketing tem origens muito mais profundas. É importante citar o livro The Cluetrain Manifesto (1999) com 95 teses que examina os impactos da internet nos consumidores e organizações. As teses desse livro tem se manifestado fortemente na última década, devido a difusão da internet, e impactado particularmente o marketing.

A economia se baseia em um modelo hibrido de átomos e bits, tendendo cada vez mais para os bits como critérios de decisão. O consumidor mudou com a tecnologia e a tecnologia mudou com o consumidor. Com isso as empresas perceberam que o ciclo do produto deve começar no consumidor.

Já pensou que a sua estratégia de marketing corre o risco de esta obsoleta?

Ainda há muito “achismo” na internet. Cada profissional que “vende serviços de redes sociais” ou que “faz email marketing” ou mesmo “seo” para o ambiente interativo fala uma verdade diferente, apegando-se unicamente a ferramenta, e não ao conceito. Pensar a internet de maneira conceitual pode ser extremamente completo devido à própria complexidade da rede. Na rede a única constância é a mudança. O motivo dessa mudança é que a rede é moldada pelo ser humano a todo o momento. Isso a torna muito orgânica e o orgânica muda constantemente sua superfície, portanto é o consumidor que decide para onde a internet caminha.

Então o que sua empresa precisa fazer? Ser facilmente encontrado pelo consumidor.

Qual a diferença da Consultoria de SEO para Consultoria de Marketing Digital?
A consultoria de SEO é bem pontual quando referido a otimização de site para sistemas de busca e esta inserida no planejamento de Marketing Digital. A consultoria de Marketing Digital tem por objetivo organizar e estrutura todo planejamento a fim de que as necessidade da sua audiência (público alvo) seja satisfeitas completamente.

O que é marketing?
Segundo Kotler, é a atividade humana dirigida para satisfação de necessidades e desejos por meio de processos de troca. Portanto, qualquer componente de uma estratégia de marketing para satisfazer necessidades ou desejos pode usar tecnologias e plataformas digitais ou não.

Marketing digital não existe. Por que?
Sabermos que as estratégias de marketing são baseadas nos 4 Ps (produto, preço, praça e promoção) que pode ser digital ou tradicional. Normalmente o termo marketing digital é usado como sendo o marketing que utiliza estratégias com algum componente digital no mix do marketing. Portanto, marketing digital não é um termo adequado e sim apenas marketing. Já que você compreendeu essas definições agora conheça um pouco da metodologia dos 8 ps do Marketing Digital. O processo não é uma mistura de marketing digital com mais Ps do que os tradicionais 4 Ps. É um processo cíclico a ser seguido passo a passo e que se apoia no grau de atividade do consumidor e na geração de conhecimento a respeito do seu próprio negócio na internet.

A importância da internet para o seu negócio
De acordo com o com a ComScore, em 2012 a Internet no Brasil cresceu rapidamente, veja:

– 163 milhões de aparelhos com conexão 3G
– Existem 280,7 milhões de telefones celulares ativos no Brasil
– 108 milhões de pessoas acessam a Internet regularmente no país
– 97% dos usuários brasileiros de Internet estão em pelo menos uma rede social
– 79% da compras de bens de consumo na América Latina são influenciadas pelas redes sociais

 

O que faz um Consultor de Marketing Digital?
Desde que iniciei (2000) meu trabalho na área de Consultoria em Marketing Digital repondo a muitas dúvidas acerca das atividades de um Consultor de Marketing Digital. Vou explicar o papel desse profissional cada vez mais presente no dia a dia das empresas.

É claro que existem diferenças entre os off-line e online, principalmente do que diz respeito às ferramentas e plataformas disponíveis, mais sem ser muito acadêmico e mais prático, digo que esse profissional trabalha alinhado com os lideres da empresa, fornecedores, como as agências de comunicação, agências digitais, agências de SEO e de links patrocinados, assessores, RPs, agências de conteúdo, dentre outras.

O consultor de marketing digital é um profissional que analisa e diagnostica uma determina situação e com base em dados obtidos desenvolve uma estratégia de ação contínua. Portanto é um serviço realizado junto a empresa para estabelecer alternativa de ação e reduzir riscos, incertezas e competição.

 

O papel do consultor:
– Um consultor vende inteligência (expertise) digital
– Aplica metodologia comprovada de trabalho e apresenta os resultados
– Identifica a não existência do produto ou serviço em buscadores, como Google ou Bing
– Verifica os elementos que não gera vendas ou contato para a equipe comercial
– Identifica os canais de comunicação da empresa nas mídias sociais
– Verifica o produto ou serviço no Reclame Aqui
– Orienta a empresa a melhor maneira de investir com economia.
– O consultor não executa tarefas, ele orienta a maneira como essas tarefas devem ser feitas
Quais os serviços mais solicitados

Planejamento web (sites e e-commerce)
Planejamento para Mídias Sociais
Estratégias de Marketing de Busca – SEO e SEM
Estratégia de Conteúdo ( Blog e Institucional)
Gestão de Métricas
Estratégia de Monitoramento em Mídias Sociais

Quais os primeiros passos para iniciar a sua consultoria?
Iniciamos pela analise e diagnóstico daquilo que o cliente já tem para apresentar, na sequencia, criamos estratégia e o plano de ação, medimos a execução e realizamos ajustes.

 

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