O Que é Marketing Digital Essencial (princípios e conceitos)

Tempo de leitura: 14 minutos

Marketing Digital Essencial para Iniciantes

Entendo que hoje existem duas escolas quando o assunto é marketing. A primeira defende o marketing digital de esperança que utiliza técnicas na esperança de surtir algum efeito. A segunda é o marketing digital com resultados que utiliza um método voltado para conversão em vendas.

A importância de você ter um projeto de marketing digital para seu negócio vai fazer toda diferença no seu faturamento. Não pretendo esgotar o assunto que é tão vasto e nem abordar tudo sobre marketing digital.  Confira os pontos que vou abordar:

– O que é Marketing?
Benefícios do Marketing Digital
– Tipos de Marketing Digital
– Perguntas e Respostas que Todo Iniciante no Marketing Digital quer Saber
– Dicas de Marketing Digital para seu Negócio
– [Inforgráfico] Marketing Digital Visão Geral
– [Inforgráfico] Profissional de Marketing Moderno
– Estratégia Matadora de Marketing Digital e uso Correto Para seu Negócio


1.O QUE É MARKETING?
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Segundo Wikipédia a tradução mais aceita para palavra marketing é mercadologia.
Marketing é o processo usado para determinar que produtos ou serviços possam interessar aos consumidores, assim como a estratégia que se irá utilizar nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes. Podemos resumir então que o marketing é uma forma de identificar desejos e necessidades de um determinado público-alvo e criar diferentes estratégias para supri-los.

O que é marketing digital – conceito ? Marketing Digital o que é?
É a mesma definição anterior só que em ambiente digital. Na verdade não existe marketing digital, o que existe é marketing, somente. A internet tem regras próprias e requer estratégias e táticas diferentes dos meios tradicionais. As estratégias de marketing digital são diversas e mais amplificadas no ambiente online.

Então, a melhor definição de marketing digital é a que descobre desejos e necessidades e cria formas de supri-los. Esse é o objetivo do marketing digital.

O que é marketing digital segundo Kotler?
O novo marketing é claramente mais sobre as mídias sociais e da nossa capacidade de atingir indivíduos.

Existem muitas perguntas que ainda não foram respondidas: marketing digital como fazer? marketing digital e redes sociais? marketing digital franquia? marketing digital no Facebook? marketing digital o que faz? marketing digital como funciona? O que significa marketing digital oceano azul? Fundamentos do marketing digital ? Origem do marketing digital? Quando surgiu o marketing digital?

História do Marketing Digital
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Para fins didáticos vamos dividir em passado e presente. O marketing no passado era representado pelos canais de mídias que eram chamadas de “mídias tradicionais”, que em resumo serial os jornais, Televisão, livros e o rádio. O marketing desta geração amplificou a partir da integração das novas tecnologias e da popularização da internet , especificamente das redes sociais, tendo assim a forma de promoção e venda de produtos e serviços nova maneira de comunicação instantânea. Com destaque ao marketing digital b2b.

Marketing digital x Marketing tradicional
O que estamos percebendo é que elas são complementares o tempo todo formando um mix de comunicação integrada. O digital sem o OFFline é manco, e o OFFline sem o digital é limitado. Assim é preciso conhecer essas novas plataformas online ou digitais para compreender as regras e a dinâmica de mercado, como também as disciplinas tradicionais – planejamento, estratégia, pesquisa de mercado, marketing de relacionamento, branding, entre muitas outras.

Quando compreendemos como aliar as disciplinas de marketing tradicional (jornal, radio, TV, revistas, etc.) o conhecimento das plataformas estratégicas ou digitais (busca, mídias sociais, mobile, etc.) é possível otimizar ações e obter resultados focados nos públicos-alvo.

 

2.BENEFÍCIOS DO MARKETING DIGITAL
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– É possível medir em detalhes os resultados de cada campanha e saber o que funciona e o que não funciona, e então continuar investindo nas coisas que dão melhor retorno;
– promover ações de comunicação e interação apenas com o público que tem interesse no que temos a oferecer;
– É possível atrair potenciais clientes de forma gratuita, seja por meio de busca orgânica no Google, tráfego pago, viral via email e redes sociais;
– Construir uma audiência através da produção de conteúdo relevante, e distribuição em diversos canais fidelizando os seguidores como também ao longo do tempo se torna um ativo de marketing fundamental para a empresa;
– Maior custo-benefício mesmo a partir de baixos investimentos. Combinando a boa aplicação de recursos com ideias inteligentes e ajuda de boas ferramentas, o investimento na Internet tem muito mais retorno se comparado às mídias tradicionais.

Por todas essas características, diversas empresas têm experimentado excelentes resultados e, por consequência, têm investido cada vez mais no Marketing Digital. No Brasil, o investimento nesse meio cresce a mais de 30% anualmente (fonte: IAB).

Quando Pequenas e Médias Empresa (PMEs) e Empreendedores utilizam os benefícios citado o marketing digital passa a ser a melhor aposta, já que dispõem de poucos recursos para promover os seus produtos e serviços. A Internet é o ambiente certo para ideias simples e diretas com resultados que impressionam. No entanto, muitos, micro empresários e gerentes de marketing das empresas ainda não tiram proveito desse potencial, seja por desconhecimento técnico e de ferramentas ou temem a complexidade do ambiente online.

Por conta disso, nosso objetivo aqui é desmitificar o Marketing Digital, mostrando como ele pode ser Simples, Acessível e Efetivo.

 

3.TIPOS DE MARKETING DIGITAL
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Como já referido antes, o marketing é apenas um. Para fins de explicação vamos comentar aqui acerca do resultado de uma busca que fiz no planejador de palavra chave para o termo “tipos de marketing digital”, e tendo com reposta:

– Marketing digital para empreendedores
– Marketing digital para leigos
– Marketing digital e-ecommerce
– Marketing digital imobiliário
– Marketing digital instagram
– Marketing digital para iniciantes
– Marketing digital redes sociais
– Marketing digital youtube
– Inbound marketing digital
– Marketing digital afiliados ( marketing de indicação ou recomendação)

Ainda temos:

– Marketing de Conteúdo
– Marketing Hipnótico

Observe que temos duas tendências, no dia da minha pesquisa especificamente, certo. Temos pessoas leigas e iniciantes procurando aprender sobre o tema, como também usuários mais adiantados e empresários, em buscas como por exemplo marketing digital afiliados. Com isso, é possível apontar os esforços para criar um bom conteúdo a fim de responder, da melhor formar possível, a esses usuários. Lembre-se esse usuário pode ser um potencial cliente.

 

4. 9 PERGUNTAS E RESPOSTAS QUE TODO INICIANTE NO MARKETING DIGITAL QUER SABER
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1- É preciso ter conhecimento aprofundado para utilizar o Marketing Digital?
Não. Qualquer pessoa que tenha noções básicas do ambiente digital pode aprender a utilizar o marketing digital para seu negócio (produto ou serviço).

2- Mais é preciso Estudar? Quanto tempo?
Sim. No mercado de marketing digital é necessário estar sempre atualizado. Você vai fazer o seu ritmo de estudo e depende de quantas horas por dia ou por semana vai se dedicar. Quanto mais tempo se dedicar mais rápido vai aprender e entender as estratégias e melhorar seu nível de conhecimento. Com isso, é possível aplicar esse conhecimento no seu negócio e assim conseguem aumentar faturamento e rentabilidade.

3- O que vou precisar Aprender?
Costumo enumerar 3 coisas principais:
– Relacionamento: nicho de mercado e geração de conteúdo (vídeos, artigos, áudios).
– Atrair Tráfego: como fazer com que as pessoas cheguem até o seu conteúdo (tráfego pago e orgânico-SEO).
– Conversão: estratégia para captar interessados ou transformar visitantes em clientes

Isso é apenas um resumo. Tudo isso e muito mais você pode Aprender nesse Workshop aqui. Assista AGORA!

4- É possível iniciar aplicar algumas técnicas do marketing digital a custo ZERO?
Sim. Você pode aplicar algumas técnicas utilizando meios gratuitos como Youtube, Facebook, Whatsapp, Yahoo Respostas, Email Marketing, Squeazepage (página de captura), etc.

5- É possível ganhar dinheiro através da internet utilizando as técnicas do marketing digital em meu negócio?
Sim. Se você fizer uma busca no Google vai encontrar muitos empresários e pessoas físicas (comuns) que iniciaram do absoluto zero e hoje estão estabilizados financeiramente. A internet é um ambiente onde você pode atingir centenas, milhares ou até milhões de pessoas através do marketing, por isso é possível vender produtos e serviços em grande escala e alcançar um bom faturamento.

6- Se eu Vender algum produto ou serviço, como recebo o dinheiro?
Existe na internet algumas plataformas de pagamento digital e que você faz o cadastro gratuito, dentre elas: Bcash,  Paypal,  Pagseguro,  Hotmart,  Eduzz,  Monetizze, Clickbanck. Você abre uma conta e alguma delas, configura de acordo com seu produto/serviço e quando uma venda é realizada o dinheiro vai para essa conta. E depois que a empresa liberar o saque, você pode transferir o dinheiro para sua conta bancária.

7- Quais perguntas eu não devo fazer quando o assunto é aplicar o marketing digital para meu negócio?
Pela falta de percepção da internet como meio, muitos fazem os seguintes questionamentos ao querer colocar a empresa na internet:
– Quanto custa um site?
– Como comprar uma lista de emails?
– Como fazer para ter likes?
– Podemos contratar o sobrinho de alguém para desenvolver o trabalho de marketing digital?

Partir para ações na internet sem que tenha um entendimento do meio para uma finalidade específica pode ser um desastre. Existe uma grande chance do “investimento”, por menor que seja, ser colocado na categoria de “despesa” da empresa. A pergunta, no entanto, deveria ser: “Quais as melhores práticas e estratégias na utilização de canais digitais, para potencializa a comunicação com meu público alvo?”

Então, se Você tem como finalidade aumentar as vendas do seu produto, segue a seguinte dica: Montar uma aplicação fora da rede social, mas que possibilitasse ao usuário fazer seu cadastro através de seu perfil. Com isso todos os dados do usuário ficariam de posse da sua empresa, ao invés do Facebook.

8- O que fazer para me capacitar (meu negócio ou agência)? Como funciona um Curso Online para meus Estudos?
Você estuda a hora que quiser, quando tempo quiser e de qualquer lugar que tenha um computador com conexão à internet.Para acessar o Curso/Treinamento você receberá um loguin e Senha para cessara uma área de membros( ambiente restrito onde é armazenado o curso). Isso dispensa você comprar qualquer material extra. Existem diversos cursos que você pode utilizar o suporte para tirar suas dúvidas.

9- O que é preciso para ter sucesso no Marketing Digital?
Existem diversas variáveis, portanto as pessoas de sucesso costumam ter essas características listadas abaixo:
– Ter uma Mentalidade Empreendedora
– Seguir um Método testado e aprovado
– Traçar objetivos e Metas
– Ter paciência para esperar os resultados
– Manter Persistência e Foco.

 

5. DICAS DE MARKETING DIGITAL EM OUTROS LUGARES
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Acesse Exame – Clique aqui

 

6. INFOGRÁFICO
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O infográfico fornece uma visão ampla dos procedimento mais importantes do marketing digital:
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Marketing Digital para PMEs(Pequenas e Médias empresas) e Profissionais Liberais Gerando oportunidades com o Marketing Digital para PMEs e profissionais liberais.
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Confira também outros materiais:
Marketing na Era Digital(SlideShare)

Philip Kotler – Marketing Digital(vídeo)

Marketing Digital – Conrado Adolpho(vídeo)

 

 

7. ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL
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As estratégias são diversas, dentro e fora da rede. Mais existe uma que esta trazendo excelentes resultados para negócios online. É o Marketing Digital para o Google ou por assim dizer o Google Marketing. Basta dizer que 91% das buscas feitas no Brasil se concentram no Google. Você não pode ficar alheio a esta avalanche de pessoas que pesquisam, comparam e compram o seu produto/serviço por meio da internet. Enquanto você esta lendo este texto seu concorrente esta fechando mais negócios online. Mais é preciso cautela e conhecer como as coisas funcionam nos meios digitais a fim de economizar dinheiro e tempo. Comece a se informar agora sobre Marketing Digital para seu negócio.

Social Media integrando cada vez mais com a área de Search (busca-Google)
Esta integração tem ocorrido de forma crescente, contudo, ha muito o que se discutir sobre o assunto pois existem implicações de privacidade.
“Temos presenciado cada vez mais a influencia das mídias sociais na busca, uma permitindo-se enviar informações a outra. Dessa forma, as estratégias de busca dependem cada vez mais de estratégias em mídias sociais (SMM) para conseguir relevância e personalização de resultados. Por outro lado, todos os objetos sociais (perfis, posts, textos, vídeos, localização, etc.) precisam cada vez mais de serem encontrados nas redes e no ambiente digital, dependendo, assim, cada vez mais de estratégias de busca – tanto paga, quanto orgânica.” Segundo a professora Martha Gabriel.

Marketing Digital para PMEs(Pequenas e Médias empresas) e Profissionais Liberais Gerando oportunidades com o Marketing Digital para PMEs e profissionais liberais.

Comunicação bilateral, instantaneidade, simultaneidade, dinamismo, conectividade é uma constante desta nova geração de internautas(potenciais compradores). Abre-se uma grande oportunidade para empresas e profissionais liberais ofertarem seus produtos/serviços online a fim de suprir as necessidades e desejos deste consumidor.

Então, quais as maneiras de fazer marketing usando os recursos digitais disponíveis na internet?
– Ter um bom plano de marketing digital para entender o processo de decisão do consumidor
– Caso não tenha um site, desenvolver um site que supra as necessidades e desejos do consumidor
– Aparecer nos sites de busca: Busca Orgânica (Otimização de site – SEO) e Links Patrocinados (Anúncios)
– Conteúdo Relevante para aumentar o tempo de permanência no seu site (Curadoria de Conteúdo)
– Criar colaboração nas Redes Sociais(interação em real time)(Conheça as principais Redes Sociais)
– Email marketing. Após qualificar leads em sua página criar relacionamento para venda(Email marketing)

Fique de olho no aumento da internet, surgimento de novos negócios.
Governo pretende aumentar para 70 milhões o número de domicílios conectados a internet em 2015 É hora de aproveitar a oportunidade para desenvolver seu plano estratégico. O objetivo do governo federal é chegar a 2015 com 70% de lares brasileiros conectados à rede. O que significa que as ações de marketing digital podem atingir mais de 70 milhões de domicílios. A informação foi dada pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. O ministro informou que hoje, no país, são 30 milhões de residências conectadas à Internet e que a perspectiva é de crescimento significativo. Essa tendência reforça a importância do marketing digital e a força que ele pode ter se utilizado corretamente.

Utilize o Marketing Digital de maneira correta na sua empresa.

A Consultoria de Marketing Digital tem em seu foco ações rentáveis e imediatas para que sua empresa tenha os melhores resultados na internet de acordo com o comportamento do consumidor.
Benefícios:
1. Construir e posicionar uma marca sólida;
2. Fidelizar seu consumidor através de diversas ações pontuais e personalizadas para que seu consumidor tenha em mente seu negócio como uma referência do setor.;
3. Através de uma avaliação precisa do mercado é possível aumentar seus lucros com o marketing digital;
4. Divulgar a sua empresa de maneira eficiente para o público-alvo qualificado e interessado no seu produto ou serviço aumentando a sua receita.

 

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