Método Marketing Digital de 3 Passos

Oi, tudo bom?

Meu nome é Walmir Lima, sou graduado em marketing e pós graduado em marketing digital, empreendedor digital, e fundador da agência digital Tzal. Aqui neste blog você vai aprender a utilizar internet como ferramenta de vendas para aumentar receita e lucratividade, bem como conhecer algumas das minhas estratégias, ferramentas e a forma como faço para realizar vendas através da internet.

Neste blog, eu mostro como não ser tornar escravo da própria empresa, através da automatização do seu negócio na internet. Assim como, a importância de você ter um projeto de marketing digital para organizar e sistematizar as ações na sua empresa. Fique por dentro de como é o funcionamento da publicidade online e a melhor maneira de aproveitar e fazer seu produto aparecer no Google, por exemplo. Além disso, você irá ter acesso ao meus bastidores do Marketing Digital, onde mostro tudo que aprendi nesses mais de 15 anos atuando nessa área.

Existem várias empresas que conseguem ganhos extraordinários, por volta de R$ 5.000,00 por mês (outros ganham muito mais), e talvez essa quantia seja muito baixa para você, ou pode ser muito alta, contudo você tem que concordar comigo que grande parte das micros, pequenas empresas e profissionais liberais não alcançam essa receita.

Quais aspectos tem essa empresa para alcançar tal receita e lucratividade com baixo custo?

Essa e outras perguntas separei para responder neste blog em 4 categorias: Marketing Digital, Tráfego, Relacionamento e Conversão. Sendo as 3 últimas categorias as principais. Cada uma delas com suas especificidades para aplicação das estratégias e técnicas envolvendo presença digital, automação de email, atração de público alvo e métricas para elevar vendas.

Recomendo que você (se é iniciante) comece lendo esses posts:

  1. O que é Marketing Digital?
  2. O que é MindSet Transformador?
  3. Os 68 Livros da Biblioteca Básica de Marketing Digital
  4. O que são Redes Sociais?
  5. O Que Faz uma Gestão de Mídia Social?

Recomendo que você (se é mais experiente) comece lendo esses posts:

  1. 3 Simples Passos para Você Atrair mais Clientes para sua Empresa(Agora!)
  2. Como Dobrar sua Taxa de Conversão (Garantido!)
  3. Como Utilizar as Redes Sociais para seu Negócio e Aumentar Vendas 3x
  4. Como Contratar um Serviço de Gestão de Mídias Sociais

Com esse material livre você vai organizar e sistematizar seu planejamento de marketing digital para sua empresa. Aproveito também para deixar abaixo um artigo apresentando uma visão do processo de planejamento de marketing digital para você começar a fazer suas primeiras vendas. Esta comigo?

 

Método: Marketing Digital em 3 Passos

Para facilitar sua compreensão e aplicação das técnicas de marketing digital em seu negócios estruturei um modelo da tática 3 passos  simples , o TRC. E baseia-se em criar um tripé para ampliar e acelerar o ciclo de engajamento e encurtar a distância entre seu prospecte e sua oferta.  Através da utilização das melhores ferramentas que a internet disponibiliza hoje para o mercado com objetivo de transformar fans em clientes.

A automatização é parte fundamental na estrutura sistemática, o que é desconhecido ou feito de forma amadora pela maior parte das empresas.

O método dos 3 passos do marketing digital abrange:

Passo 1:Tráfego

Inicialmente, você deve realizar uma pesquisa sobre o comportamento de sua persona ou publico alvo a fim de identificar as suas dores/problemas e sobretudo a forma com que buscar uma solução na internet.

Como fazer esse levantamento?
Utilize o Ubersugest, depois a ferramenta de palavra chave do Google, Google Trend, Serch do Facebook ( grupos e fanpages) todas gratuitas.

Após o levantamento dessas informações você vai criar um conteúdo especifico com objetivo de ajudar sua audiência a encontrar o melhor a solução.

Com isso, você já pode publicar um conteúdo relevante e distribuir de forma orgânica e planejada nas mídias sociais e atrair o consumidor para sua comunicação. Promova em todos os canais: Redes Sociais, Email Marketing, Anúncios e Whatsaap. Afinal, O conteúdo define audiência.

Como isso você vai descobrir se a sua comunicação vai fisgar seu público para sua mensagem. Nesta etapa do processo você deve realizar vários testes e medir cada resultado a fim de saber se esta no caminho certo ou será necessário alguns ajustes.

Passo 2:Relacionamento

Você já compreendeu que o conteúdo define a audiência. Agora, uma vez que conseguir atrai o seu público alvo se faz necessário estabelecer um relacionamento com o mesmo, haja vista, que provavelmente, vai atrair muitas pessoas que não conhecem você e nem sua marca. Portanto, agora é o momento de criar um canal direto de relacionamento com as pessoas que foram atraías por sua comunicação.

E para tal, você pode criar , por exemplo , uma recompensa digital , oferecer uma degustação do seu produto ou informações mais valiosas em troca do email do seu prospect. Com isso você vai criar uma lista de emails de pessoas com interesse em seu produto.

O que você deve evitar neste primeiro momento é oferecer no primeiro contato o seu produto. NÃO FAÇA ISSO!
Porque?
Lembre-se que o seu prospect ainda não conhece você o suficiente para comprar algo seu. Portanto, primeiro se relacione com ele para criar credibilidade e autoridade e após fazer sua oferta irresistível.

Presença Digital
Presença digital nas mídias sociais é fundamental para o sucesso do seu empreendimento. Esteja onde seu publico alvo esta. Se ele esta no Facebook, crie uma fanpage e comece um relacionamento. Se especialize na audiência primeiro e depois crie a oferta.
Inicialmente nas redes sociais, você vai:
1 – Encontrar a voz que vai se comunicar com sua persona (formal, informal,gírias)
2 – Reservar uma verba para testar o alcance de sua comunicação
3 – E por fim, abri um canal no YouTube. Afinal, vídeo e imagem são elementos de maior atração de público.

Com isso, você já pode criar conteúdo relevante e distribuir de forma orgânica e planejada nas mídias sociais e atrair o consumidor para sua comunicação de vendas. Afinal, O conteúdo define audiência.

Passo 3:Conversão

No processo de captura de leads( propspects) e engajamento muito se esquecem de medir os resultados a fim de calcular o ROI ( retorno sobre o investimento).
Você pode considerar a conversão de Leads, que são o número de contatos de pessoas que conseguiu atrair através de sua comunicação, mais que ainda não compraram de você.
Você pode considera a conversão em vendas que é a quantidade de vendas que realizou em toda sua campanha em detrimento do número de leads que conseguiu.

Com esse 3 passos você vai conseguir vender através da internet, ou seja, melhor dizendo, você vai criar, testar, ajustar até conseguir.

Você pode esta pensando “ é muita coisa para fazer” e será que eu consigo implementar tudo isso? A resposta é SIM.

É claro que necessita tempo e dedicação, mais você consegue com certeza.

Mas, caso você queira contratar uma agência digital ou profissional qualificado para planejar e executar seu projeto lembre-se que deve receber:

1 – Explicação de toda estratégia que será aplicada, tanto nas mídias sociais, quanto no seu site/blog.

1 – Um relatório mensal da sua fanpage com as devidas métricas: curtidas, acessos, comentários e compartilhamentos.

2 – O número de visitantes no site (em comparação com o mês anterior) e outros dados relevantes que deverão ser apresentados a cada 30 dias (a partir dos primeiros 30 dias do site no ar).

 

Ufa..

 

CONCLUINDO

Neste post deu para perceber que utilizar a internet como ferramenta de vendas não é uma tarefa fácil, até que você coloque tudo piloto automático “captou?”. Como assim? O melhor de tudo isso que é possível montar uma máquina de vendas para seu negócio que funcione totalmente automatizada, ou seja, 24 horas por dia e 7 dias por semana. Mais claro, não dispensa acompanhamento e ajustes.

Não é impossível você montar uma maquina dessas, é preciso dedicação para aprender algumas coisas, mais o segredo é: EXECUTE O QUE APRENDEU IMEDIATAMENTE!

Como participo de alguns grupos no Facebook e Whatsapp, vejo muitas pessoas perdidas no emaranhado do excesso de informação da internet e ainda por cima fazendo um curso atrás do outro sem fim. Meu conselho: é bom fazer cursos, mais se não colocar em prática nenhum é tempo e dinheiro perdido, nunca vai ter ganhos recorrentes e nem saber como de fato funciona o mercado digital.

Então, pare e inicie agora mesmo a rentabilizar a sua empresa no ambiente online vendendo o seu produto ou serviço através da internet. Faça pesquisa de palavra-chave, crie sua fanpage, comece seu blog e alcance os resultados esperados.

Agora é a sua vez!

Espero que com essas informações faça grande sucesso no ambiente online.

E não se esqueça de me contar depois 🙂