Como Utilizar as Redes Sociais para seu Negócio e Aumentar Vendas 3x

Tempo de leitura: 21 minutos

Foi-se o tempo em que o marketing tradicional e o preço eram os principais fatores que influenciavam o processo de compra. Neste artigo de como utilizar as redes sociais para seu negócio e aumentar vendas 3x você vai descobrir novos caminhos para atrair sua audiência.

Agora os canais de comunicação é que ditam as regras e apontam a real necessidade do consumidor. Utilizar o poder das redes sociais para atrair o consumidor é o grande SEGREDO.

Daí a importância de você conhecer quais as melhores redes sociais para anunciar seu produto ou serviço, bem como o conteúdo a ser compartilhado nessas mídias e por fim o que faz uma gestão de mídia social para converter fans (seguidores) em clientes.

O que os consumidores da era digital querem é experiências enriquecedoras, que transformem sua maneira de fazer negócio proporcionando economia de tempo e dinheiro, como também uma maneira diferente de relacionamento com a marca.

E isso é mais que possível a partir de uma atuação estratégica nas redes sociais, que valorize o público e esteja efetivamente focada em suas necessidades.

Continue lendo esse artigo para saber mais sobre:

1. Redes Sociais no Processo de Vendas
2. As Melhores Redes Sociais
3. A Mente do Consumidor
4. Público alvo na prática
5. 3 Estratégias que você poder usar hoje (Dicas Ninja)
6. Métricas

 

1. REDES SOCIAIS NO PROCESSO DE VENDASwalmirlima-processo-de-vendasAtualmente, as pequenas empresa e profissionais autônomos vivem em um período de transformação na maneira de atrair sua audiência. Os consumidores nunca estiveram tão conectados quanto agora, não é mesmo? E essa gigantesca quantidade de dados e informações a que têm acesso certamente ajuda no processo de tomada de decisão de compra.

Nuca antes tinha sido possível utilizar as mesmas ferramentas de marketing das grandes corporações. Hoje as mídias sociais são igualmente acessíveis tanto a pequenas empresas quanto a grandes organizações.

Embora as mídias sociais sejam uma das melhores ferramentas de comunicação e com boa relação custo-benefício, é também um dos meios mais incompreendidos.

Quando viajo realizando palestras para profissionais ou enquanto conduzo um hangout ( palestra ou seminário online) percebo que uma pergunta domina a conversa: “ Como posso usar as mídias sociais para a meu negócio fazer a diferença e sair na frente?”

Essas pessoas estão em busca de conselhos práticos com resultados práticos e se sentem desanimadas quando percebem o enorme investimento de tempo para obter um retorno em longo prazo.

Neste artigo você vai poder criar uma estratégia dinâmica de mídias sociais para seu negócio, focada em alcançar seu melhor público alvo.

Mais lembrando que só você pode determinar seu nível de sucesso, pela aplicação das dicas e estratégias aqui compartilhadas. Existe uma lista redes sociais para você usar.

O ambiente digital é muito volátil, pois existe muita gente querendo sua atenção e cada um estabelece uma estratégia comunicação diferente. Isso reduz a força das relações e contribui para mudança de perfil e de comportamento dos consumidores.

 

O que eles falam

Cada dia mais os consumidores usam as principais redes sociais para postar suas reclamações e indignações. Gostou ou não gostou de um produto? Compartilhe nas redes sociais para, em poucos segundos, encontrar dezenas de pessoas com as mesmas impressões que você.

Mas exatamente o que isso significa? Que as pessoas estão interessadas no que os outros têm a dizer sobre produtos, serviços e marcas, desejando, antes de qualquer coisa, ter a certeza de que estão fazendo uma boa escolha.

E nada melhor do que contar com as recomendações ou as críticas de um público cada vez maior e mais consciente de seus direitos e que esta aprendendo a privacidade nas redes sociais.

Então, o que faz você vender? Basicamente sua REPUTAÇÃO.

Evite os perigos das redes sociais: a exposição nas redes sociais de forma indevida pode causar danos. Busque saber sobre etiqueta nas redes sociais. Clique aqui.

 

2. AS MELHORES REDES SOCIAISwalmirlima-rede-mais-famosaA influência das redes sociais na vida das pessoas faz com que com o tempo a audiência fique segmentada e surjam algumas redes específicas. Então, quais são as melhores redes sociais?

De todas as redes sociais a que mais se destacam para que você identifique a sua audiência e estabeleça uma relação duradoura. Quais são as redes sociais?

– Redes sociais no Brasil:

Facebook
YouTube
Yahoo! Respostas
Twitter
Google+
Instagram
LinkedIn

– Utilize marketing nas redes sociais:

Facebook

Youtube

Linkedin

Instagran

Mesmo sabendo dessas redes sociais citadas acima por que a maioria das estratégias de marketing fracassa?

Se você esta lendo este artigo, é provável que seja um consultor, escritor, gestor de mídias social, empreendedor, palestrante, dono de um pequeno negócio, e deseja obter mais resultado do seu marketing. Ou talvez não esteja fazendo marketing nenhum porque seu negócio é recente, ou porque seu marketing esteja apresentando péssimos resultados ou mensurações confusas.

Veja os 3 principais motivos que levam a um o fracasso apoteótico:

1 – Falta de conhecimento sobre como o marketing funciona
Saber como as peças funcionam para tomar as decisões certas. Saber como combinar as ferramentas das novas mídias para ter sucesso no mercado.

2 – Falta de planejamento
Isso é para todos, tanto grandes quanto pequenas empresas. O marketing fracassa porque não há nenhuma relação entre as ações de marketing e os objetivos do negócio em termos de receita.

3 – Ausência de clareza em relação ao público alvo
O marketing de massa esta morrendo. Uma ação de marketing sem um alvo definido é perda de tempo. Identificar para atingir e conhece-los para conquista-los.

 

3. A MENTE DO CONSUMIDOR – A CHAVE DE TUDOwalmirlima-mente-do-consumidorAs mídias sociais oferecem uma maneira sociável e não estressante de permanecer no primeiro plano da consciência do cliente ideal com ações em relação a um assunto, quando há interesse, mas nenhum evento para o pit de vendas.

Entenda os mecanismos cerebrais e venda mais!

Até 95% das nossas decisões são tomadas ao nível subconsciente. O cérebro humano e a neurociência estão elevando o marketing a um novo patamar. Com isso, é possível conquistar e atender os consumidores com maior eficiência.

Aqui estão algumas maneiras de atrair o cérebro empático:

– Pesquisas pioneiras ainda em andamento que mostram como o nosso cérebro reage ou “espelha” aquilo que vemos nas outras pessoas. Maneiras de recrutar o sistema de neurônios-espelho dos consumidores, para convidá-los a experimentar em “primeira mão” seu produto.

– Os neurônios- espelho trabalham o dia todo, todos os dias, de muitas maneiras que talvez você não tenha notado. Por exemplo: ver o filho tomar uma injeção faz o pai ou mãe estremecer. Ajudar a uma pessoa ferida pode fazer você se comportar como se seu próprio corpo estivesse ferido.

Aqui estão algumas maneiras de atrair o cérebro das mamães:

– Ative o sistema de neurônios-espelho. Mostre atividades das quais ela tenha interesse em participar, principalmente aquelas que ela costuma participar com o bebê.

– As mães buscam empatia e compreensão. Mostre rostos que ela consiga identificar, bebês que ela não será capaz de ignorar e outras mães que compartilham as mesmas preocupações e o mesmo estilo de vida.

– Quanto mais uma mãe se sentir compreendida, mais probabilidade terá de confiar no seu produto.

– Ressalte o fator segurança num contexto emocional positivo e não por meio de táticas que apelam para o medo. Tipo, fale que o cinto de segurança tem uma tecnologia avançada, mas não sobre possíveis estrangulamentos, riscos ou outras ideias temerosas.

O fundamental é não considerar as mídias sociais como uma maneira de fornecer uma grande quantidade de mensagens de venda direta. Em vez disso pense em como você pode engajar seu prospecto em uma conversa a respeito do produto ou serviço que vende, com o foco em fornecer informações úteis e relevantes a fim de solucionar problema/dor/temor.

Aqui estão algumas maneiras de atrair o cérebro feminino:

– Aprimorado através de anos de seleção evolutiva a mulher é mais: Verbal, Empática, Criativa, Capaz de fazer várias coisas ao mesmo tempo, Atenta às sutilezas e nuanças, Fiel e Altruísta.

– Apresente materiais com algum componente emocional. Procure basear a sua mensagem em emoções positivas.

– Deixe que a mulher mostre ou sinta empatia. Esse é o seu ponto forte. As mulheres recrutam mais áreas do cérebro que contêm neurônios-espelho do que os homens.

– Fique atento a maneira como você apresenta sua marca: para mulher é como se fosse uma pessoa, que ela receberá de braços abertos ou descartará definitivamente.

Aqui estão algumas maneiras de atrair o cérebro sessentão:

– A maior capacidade de atenção dos adultos mais velhos deve ser um dos principais aspectos a ser levado em consideração na criação de mensagens o campanhas direcionadas a essa parcela da população. Os mais velhos não precisam de flashes rápidos de mensagens, pelo contrário.

– Para ajudar a esses consumidores a se lembrar do nome de seu produto, associe-o a um gatilho mnemônico. Quando vir aquela atriz, Glória, pense em xícara. Assim será mais fácil se lembrar do sobrenome dela – Pires .

 

4. PUBLICO ALVO NA PRÁTICAwalmirlima-publico-alvoVamos iniciar nosso estudo do público alvo ou persona realizando um levantamento de palavras-chaves. Por que, para falar de um público você precisa primeiro escutar esse público.

Objetivo:
Conhecer e interpretar a linguagem da sua audiência. Vamos separar quais as palavras, termos e expressões mais utilizadas pelo seu nicho de mercado e analisar a concorrência.

Exemplo de Produto que vamos oferecer: Curso Master Coaching
Nicho de Mercado: Coach

1º. Passo: Vai abrir um bloco de notas para separa as palavras encontradas

2º. Passo: Acessar o Ubersugest

3º. Passo: Digite onde tem idioma>> Portuguese/Brazil

4ª. Passo: Digite onde tem “ Enter your Keyword” a palavra Coach e clique em Suggest

5º.Passo: Clique em “View as text” e aperte no seu teclado Ctrl+A , assim vai marcar todas as palavras e de Ctrl+C , assim copia todas as palavras para área de transferência.

walmirlima-ubersugest

6º.Passo: Acesse o Planejador de Palavra Chave e faça seu loguin. Depois clique em “Procurar novas palavras-chave usando uma frase, um website ou uma categoria e clique dentro do campo “por exemplo, flores ou carros” e cole as palavras copiadas(Crtl+V) no ubersugest e clique em obter ideias. Apos clique em ideias de palavras-chave. Você também pode obter mais resultados isolando uma palavra do nicho aproximados.

7º.Passo: você vai separar em seu bloco de notas as palavras-chaves que contem o maior volume de buscas. Com isso já sabemos o que os usuários buscam mais neste segmento.

walmirlima-planejador-palavra-chave

8º.Passo: Acesse o Google Trends e faça uma busca pela palavra Coach e analise as respostas e veja se aparece alguma palavra chave importante e tome nota. Não esqueça de mudar na opção “todo o mundo” e escolha Brasil.

walmirlima-google-trends

9º. Passo: Acesse o Yahoo Respostas  e digite na busca de respostas a palavra coach. Com isso você vai descobrir quais são as maiores dúvidas dos internautas. Veja que estamos ouvindo o público alvo. Separe as palavras chaves das perguntas no bloco de anotações.

walmirlima-yahoo-resposta

10º.Passo: Acesse o seu Facebook e em Graph Seach (na pesquisa ) digite Coach e acesse as fanpages com mais de 1 mil curtidas e analise os post mais relevante, como também os comentário e tente extrair palavras-chaves. Acesse também os nichos próximos para obtenção de novas palavras. Separe todas as palavras no bloco de notas.

walmirlima-pesquisa-geral

11º.Passo: Acesse os grupos do Facebook sobre Coach e analise os comentários e os post com relevantes e curtidos. Extraia palavras-chave e anote no bloco de notas.

walmirlima-pesquisa-grupos

12º.Passo: E por último acesse o Facebook Audience Insigths 

13º.Passo: No Facebook Audience Insigths você vai observar na lateral em CRIAR PÚBLICO, e em localização: Brasil. Os demais campos você pula e vai para o item interesses.

14º.Passo: Em interesses você vai adicionar todas as palavras do bloco de notas. Claro que nem todas elas vão localizar, mais a maioria sim.

walmirlima-facebook-audience

Com isso você vai poder extrair as seguintes informações:

Sexo
Masculino
Feminino

Faixa Etária
Entre 25 e 35 anos
Entre 35 e 44 anos

Principais Sonhos (Facebook Audience InsigthsCurtidas na Página) – Essas palavras abaixo você não vai encontra-las diretamente porque elas estão subentendidas, por exemplo: cutir o Erico Rocha indica interesse em ganhar dinheiro e liberdade financeira.
Viajar
Casa própria
Reconhecimento familiar
Ganhar dinheiro
Liberdade financeira

Principais Necessidades
Estabilidade Financeira
Diversão
Boa aparência
Status

Do que gostam muito (pesquisa do Graph Seach)
Música
Filmes
Alimentação saudável

O que seguem nas redes sociais (Facebook Audience Insigths)
Sociedade Brasileira de Coaching
Vida Simples
O Segredo
Submarino Viagens
Canal GNT
Roteiros de Charme

Lugares que frequentam (pesquisa do Graph Seach)
Bares
Academias
Shoppings
Hábitos de compra
Carros
Motos
Roupas
Sapatos
Smartphones

O que odeiam (pesquisa em comentários)
falta de liberdade
Estresse

 

5. 3 ESTRATÉGIAS QUE VOCÊ PODE USAR HOJEwalmirlima-estrategiaSeparei para o final essas 3 estratégias que você pode começar a usar agora mesmo e que fara com que suas aumente o número de leads e conversões em vendas.

#1 Estratégia Ninja
Essa técnica Ninja, que permitirá que seus amigos divulguem a sua isca digital em poucos cliques. Esta técnica lhe trará mais autoridade e aumento de leads.

identifique o nicho

crie um ebook versão 1.0 com informações preciosas para o seu público alvo

Vá no Pagsocial.com

Coloque o link do ebook com imagem e uma mensagem:

Tipo: Acabei de baixar um livro sensacional que ensina como aumentar sua produtividade em 8 dias, baixei agora neste link: ( Coloque o link da página de captura encurtado aqui)

Copie o link do pagsocial

Crie uma pagina de captura + headline persuasiva + autoresponder

Redirecione o lead para o link do pagsocial, após confirmação do email cadastrado na pagina de captura.

Distribua este ebook em diversos lugares como:

Youtube, Blogs Fóruns e Sites de Compartilhamentos de PDF como:

  1. Yousendit
  2. DivShare
  3. MediaFire
  4. 4shared
  5. Sendspace
  6. Box
  7. Dropbox
  8. Drop.io
  9. Adrive
  10. Sendthisfile
  11. Pando
  12. Transferbigfiles
  13. Dropsend
  14. Mail Big File
  15. Senduit
  16. Driveway
  17. Streamfile
  18. Wikisend
  19. Bigupload
  20. Files2u

#2 Estratégia A Grande Sacada
Objetivo: divulgar seu produto/serviço e capturar e-mails.

A tática da Grande Sacada permitirá que você amplie a oferta do seu produto em apenas 1 passo. Esta técnica lhe trará maior visibilidade e mais vendas.

. Peça para um amigo postar algo sobre um post seu em um grupo moderado. Sempre próximo ao lançamento de um produto. Como não é seu o link fica parecendo uma indicação.

Assim, você vai conseguir vendas capturando e-mails também.

. Depois se ninguém comentar você vai lá e faz um comentário inteligente para elevar o post na hora do lançamento.

. Faça remarketing do link que seu amigo está anunciando. Com isso, conseguirá criar um público semelhante e apresentar sua oferta.

#3 Estratégia Wabaki
Objetivo: aumentar as vendas.

A tática Wabaki permitirá que você amplie realize uma venda mais persuasiva utilizando o vídeo. Esta técnica lhe trará credibilidade para você e legitimidade para o produto.

. Comprar o produto que seja vender como afiliado

. Fazer um vídeo você utilizando o produto

. No final do vídeo explicativo você fornece o seu link de afiliado.

 

6. MÉTRICASwalmilima-redes-sociais-negocio-metricasAntes de falamos em siglas e nas estatísticas vale lembrar que nada no ambiente digital é engessado, ou seja, todo resultado alcançado vem de testes. E teste A/B serve para medir se você esta na direção certa ou não. Para isso utilizamos algumas ferramentas que vamos apresentar logo a seguir.

É preciso ter um bom gerenciamento de redes sociais. O monitoramento de redes sociais deve ser feito diariamente, para isso utilizamos algumas ferramentas que ajudam a coletar e gerir as diversas informações que chegam. Tudo isso faz parte do marketing em mídias sociais e se você não utilizar nenhuma das ferramentas de monitoramento de redes sociais vai sentir dificuldades em analisar todas as informações.

Ferramentas
Recursos utilizados para compilação, analise e coleta de informações(dados)

1- Seekr
2- Buzzmonitor
3- Scup
4- Analyticspro
5- 48ers
6- Mention
7- Socialmention
8- SocialBro
9- Brandwatch
10- BrandEye
11- Awareness
12- Radian6
13- Alterrian
14- Attensity
15- Argyle Social
16- Attentio
17 – Lithium

 

#Extra
Aplicativos para Facebook. Algumas empresas que fornecem aplicativos para o Facebook. Existem soluções muito simples
e intuitivas para qualquer pessoa criar seus próprios aplicativos no Facebook. Segue abaixo:

1- Woobox: oferece aplicativos básicos, intermediários e soluções para anúncios. Possui planos gratuitos e pagos que custam até US$249*.

2- Wix: Ferramenta muito conhecida para a criaçãode sites. Também incorporou recursos para a criação de aplicativos no Facebook. Oferece serviços de criação de páginas e opções de planos gratuitos e os que variam entre R$6,92 a R$37,00* por mês.

3- Pagemodo: Uma das ferramentas mais intuitivas para a criação de aplicativos e Landing Pages no Facebook. Além de aplicações, oferece soluções para imagens, postagens e criação de peças e layouts. Possui planos gratuitos e opções que vão até R$33,25 por mês.

4- TabSite: Oferece aplicativos básicos para integração com mídias sociais e soluções interessantes para a realização de concursos e sorteios no Facebook. Possui alguns aplicativos para replicar o conteúdo de um site ou blog dentro do Facebook. Com planos gratuitos e atéUS$30,00* por mês, é uma boa opção.

5- Wishpond: com foco em aplicativos para sorteios e promoções, oferece boas soluções para outras funcionalidades. Os aplicativos oferecidos pela Wishpond são referência e uma excelente ajuda para criar ações promocionais e engajamento em sua página. Possui planos que vão de US$19,00 a US$149,0*0 pormês.

6- Heyo: Com uma linha abrangente de opções, oferecem aplicativos mais simples, como páginas de contato, até uma loja completa dentro do Facebook. Possui planos que vão de US$25,00 até US$150,00*.

7- Baltic Point: Oferece vários aplicativos gratuitamente. Há opções para criar Landing Pages, formulários para captação de leads;

8- Shorstack: Uma das plataformas mais completas e intuitivas para criação de aplicativos avançados e básicos no Facebook. Oferece integração com várias empresas de email amrketing, como MailChimp, Aweber e Constant Contact. Uma das melhores e mais práticas soluções para a criação de aplicativos. Possui planos gratuitos e até US$300,00 *por mês.

9- 22social: Oferece uma infinidade de aplicativos e possibilidades para tornar sua página um grande hub das suas estratégias de Marketing. Possuem ofertas e preços agressivos que valem a pena conferir.

10-Static HTML: iframe tabs: uma das soluções gratuitas mais utilizadas no mundo para a criação de Landing Pages e aplicativos no Facebook. Além do aplicativo iFrame, oferece soluções grátis para imagens, integração com o YouTube, mapas e pagamentos via PayPal.Possui planos gratuitos e outros que vão até US$29,00* por mês.

11-Promovaweb: Empresa brasileira que fornece opções para criar de Landing Pages normais e para o Facebook. Fornece soluções para gestão de leads e versões adaptadas para celular. Seus planos iniciam em R$68,00* por mês.

12-Tabfoundry: Oferece soluções de aplicativos para engajamento, promoções e Landing Pages. Possui planos gratuitos e que vão atéUS$39,00* por mês.

13-Agorapulse: Empresa que oferece vários para gestão de página no Facebook. Há soluções para personalização de páginas até dados e complementos ao Facebook Insights. Possui planos que vão de US$29,00 até US$99,00*.

14-Ripe Social: com um pacote de 11 aplicativos, é possível criar desde Landing Pages até páginas para oferecer cupons de desconto e concurso de fotos. Com pagamento único de US$99,00* por ano, você tem acesso a todos os aplicativos sem limitações.

15-Tabfusion: oferece uma lista enorme de opções para integrar sua página no Facebook com outros serviços. Há aplicativos para integração com outras mídias sociais, para músicos, montar lojas, fotos e muito mais. Possui planos que vão de US$40,00 até US$200,00* por ano.

16-SocialApps HQ: Uma lista enorme de aplicativos espera por você no SocialApps HQ. Além das opções tradicionais de app, oferece soluções especificas para restaurantes, hotéis, imobiliárias e muito mais. Possui planos que vão de US$1,99 até US$299,00* pormês.

17-GroSocial: Tal como a maioria das empresas, esta tem foco em aplicativos para promoções e integração com outras mídias sociais. O que favorece a GroSocial éa integração com empresas de e-mail marketing, PayPal, gestão de clientes. Os preços variam de gratuito até US$59,95* por mês.

* Obs: algumas empresas podem encerrar suas atividades ou alterar os preços de seus produtos.

Chegamos ao fim deste artigo.

Agora você precisa escolher as redes sociais que deseja trabalhar, escolher uma ou mais de uma ferramenta para organizar, sistemar e executar as atividades que estão dentro de sua estratégia. Caso não tenha nenhuma estratégia manda uma email para mim que posso te ajudar.

Se você dispõe de pouco tempo para estudar e executar as ações corretas nas redes sociais, considere em conhecer um profissional de gestão de mídias social. Quando você tem um profissional trabalhando sua marca ou produto os resultados são diferentes e o alcançe é muito maior.

Conheça o profissional bem de perto, converse com ele e descubra se ele tem excelência no resultado que entrega. Escrevi um artigo com 7 bons motivos para ter uma profissional ao seu lado.

Acredita que os consumidores podem ser persuadidos com estratégias de marketing nas redes sociais ou que elas pouco contribuem para um processo decisório? Comente logo abaixo e compartilhe suas impressões conosco!

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