3 Simples Passos para Você Atrair mais Clientes para sua Empresa(Agora!)

Tempo de leitura: 10 minutos

Ter um negócio de sucesso é um sonho de muitos.

O tráfego(visitantes) é o combustível para seu negócio funcionar. Sem ele, nada acontece.

Saiba como superar a frustração de não acertar na Geração de Tráfego

Depois de horas e horas escrevendo um artigo, finalmente a obra de arte esta pronta.

Após publicar você espera que seu artigo seja um imã para milhares de visitas.

Mais o que realmente acontece é que umas poucas pessoas amigas lêem e nada mais..

E você não compreende o que aconteceu, ou melhor, o por que não aconteceu a enxurrada de visitas, certo?

É fácil de entender, conheça agora os 3 simples passos para você atrair mais clientes para sua empresa(agora!), e sem gastar com anúncios.

Neste artigo mostrarei de forma clara como você pode transformar seu artigo em um verdadeiro imã de visitantes.

 

PASSO #1. FOQUE NA PESQUISA

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(Todas as imagens desse artigo são grandes e com muitos detalhes, portanto, lembre-se de clicar nelas para não deixar escapar nenhuma informação)

O objetivo inicial é identificar oportunidades. Imagine que você tem um Petshop ou cliente que tenha um. Como saber identificar as buscas relacionadas a este negócio?

Ferramenta básica para isso é o Planejador de Palavras-Chaves ou Keyword Planner. Para acessar gratuitamente é necessário ter uma conta no gmail.

Com esta ferramenta podemos descobrir o volume de busca para os termos que estamos vamos escrever.(no caso pet shop)

Vamos verificar a modalidade de busca: Exata

Busca Exata para os termos: Petshop e Pet shop

Conforme você pode ver na imagem, os termos amplos são procurados (49.500+12.100)61.600 vezes mensalmente.

Identificamos as palavras chave por relevância

Identificarmos termos relacionados com o termo principal. (ex: jogos de pet shop)

Conforme você pode ver na imagem, os termos amplos são procurados 33.100 vezes mensalmente

Analisarmos a competitividade desse termo. Esses itens irão dizer a você se focar nesse termo vale a pena, do ponto de vista do tráfego.
Agora vamos estimar a quantidade de visitas caso meu artigo esteja na posição #1 para pesquisa da palavra-chave:Petshop.

Segundo um estudo realizado pela Slingshot e publicado aqui pelo SEOMoz, o primeiro resultado nas buscas tende a receber 18,2% de todo o tráfego. Veja a distribuição de cliques na imagem abaixo:
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É possível utilizar um software para fazer todo esse processo de pesquisar termos, analisar a concorrência e identificar oportunidades para escrever artigos. O nome dele éMarket Samurai

Outra ação de extrema importância é estudar a concorrência:

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Essa é uma imagem atual, mostrando o resultado de pesquisa para o termo Petshop. (os 3 primeiros links acima não conta por ser patrocinado)

A ordem das páginas pode aparecer diferente para cada um devido a personalização do google. Porém, essa imagem foi tirada utilizando a navegação anônima (retirando meus dados pessoais) do meu browser.

Alguns fatores que devo levar em consideração acerca dos concorrentes:

  1. Título: Possuir o termo “Petshop” no título é fundamental para ser encontrado mais facilmente.
  2. Meta Description: O texto customizável abaixo do link também contém o termo e chama a atenção do leitor, mostrando que existem mais de 20 planilhas financeiras esperando para serem baixadas gratuitamente.
  3. Imagem do Autor: O rosto ao lado do artigo ajuda na conversão dos cliques, já que se destaca dos demais resultados sem imagem.(No caso de nossa imagem não encontraremos, mais fica a dica)
  4. URL: Em verde, ela aparece e ajuda na identificação do termo.
  5. Social Proof.: círculos no Google+, enquanto. O maior número passa maior credibilidade para o leitor. (No caso de nossa imagem não encontraremos,  mais fica a dica)

Esses são, portanto, os 5 principais elementos que você já pode analisar de cara ao fazer a pesquisa pelo seu termo desejado.

Feita essa rápida análise, você precisa clicar nos resultados de melhor ranking para entender como o conteúdo deles foi apresentado.

Passos para sua Ação

Ferramenta de Palavra chave: pesquise o volume de busca de cada palavra chave que ajudaria você a se destacar em seu nicho. Anote.

Concorrência: faça uma busca no Google e encontre e relacione os principais concorrentes e estude o conteúdo contido em cada um dele. Se você encontra uma lista, assine.

PASSO #2. CONTEÚDO NO ESTADO DA ARTE

Tudo para chamar ATENÇÃO. Então, o que chama a atenção do seu usuário para ler o seu artigo, senão o Título.

Segundo os melhores copywritters você deveria gastar 50% do tempo dedicado a um artigo pensando no seu título.

Perceba que é o primeiro contato que alguém terá com o seu artigo.

O seu trabalho é capturar a atenção do seu leitor. Se isso na acontecer, trabalho perdido.

Sabendo dessa possibilidade, você precisa escrever títulos melhores. Abaixo compartilho uma técnica que utilizo (aprendida no site Copyblogger:

Conheça os 4 itens que chamam atenção do seu leitor:

  1. SejaÚTILpara o leitor,
  2. Crie um senso deURGÊNCIA,
  3. Transmita a ideia de que o principal benefício é algoÚNICO, e
  4. Faça tudo acima de formaULTRA-ESPECÍFICA.

 

Veja como exemplo o título desse artigo:

3 simples passos para você atrair mais clientes para seu site(agora!)

 

Vamos analisar esse título por partes:

  1. 3. Todo mundo adora listas e sete é um número místico para muitas pessoas.

Simples Passos. Você não quer dificultar a vida do seu leitor. Mostre que o aprendizado é simples e organizado em passos.

para Você. “Você” é uma palavra forte. É como se eu estivesse falando diretamente e unicamente com você

Atrair Mais Clientes para seu Site. É Importante deixar o benefício claro, assim como a sua palavra-chave no título. Gerar mais tráfego é o principal assunto desse artigo.

(Agora!). Os alertas podem criar um senso de urgência e um benefício imediato para o leitor.

Lembre-se: Todas as palavras utilizadas no título devem ter algum objetivo. Experimente dividir seus títulos e analise se as palavras utilizadas são fortes, proporcionam benefícios e induzem o leitor a clicar no seu artigo.

 

Modelos de Títulos

Você esta sem inspiração? Pensei que isso poderia acontecer, então preparei para você algumas idéias.

Nesse momento é que você precisa de um modelo(exemplo) de títulos que funcione muito bem.

Tipos de Títulos que funcionam:

Tema+Chamariz
Esse estimo destaca e explica o tema primeiro e na sequencia usa uma frase chamativa.

Produção de conteúdo: a melhor aposta em Marketing Digital

 

Perguntas/respostas abertas
Seu post deve ser escrito com objetivo de apresentar algum problema ou solução, que pode ser expressado com uma sentença que se inicia com “Como”, Por que”, “O que”, “Quando” ou “ Quem”, como no exemplo abaixo:

Quando a sua empresa pode(ou não) automatizar posts em Midas Sociais

 

Listas e números
Post com listas de itens impressionam mais pois número é concreto e transmite a ideia de grande benefício na leitura.

5 dicas para manter as contas a pagar em ordem na sua empresa

 

Provocador ou controverso
Tudo que é um pouco mais polêmico acaba chamando atenção.

3 erro que você deve estar cometendo em Marketing Digital

 

Outros modelos
O que […] precisa saber sobre[…]

Aprenda a […] como[…]

[…] formas de […]

Como[…] fez com que […]

5 Sinais de que [assunto]

5 sinais de que o seu site tende ao fracasso

A surpreendente verdade que nunca contaram a você sobre [assunto]

A surpreendente verdade que nunca contaram a você sobre anúncios no facebook

3 Fatores Pouco Conhecidos que Podem Afetar Seu [assunto]

3 Fatores Pouco Conhecidos que Podem Afetar Seu Rankeamento no Google

O que [pessoa influente] pode nos ensinar sobre [assunto]

O que Mark Zuckerberg pode nos ensinar sobre Marketing no Facebook

5 erros sobre [assunto] que fazem você parecer um idiota

5 erros sobre geração de tráfego que fazem você parecer um idiota

Como [assunto] – O Guia Absolutamente Completo

Como Investir em Ouro – O Guia Absolutamente Completo

 

Espero que esses modelos possam ajudar você a escrever títulos ainda melhores.

Ainda falando sobre conteúdo. Outra razão pela qual muitos artigos não recebem muitas visitas é que o conteúdo deles é batido, simples demais, muito igual a qualquer blog.

 

Através de um estudo que vi no blog Quick Sprout, foi comprovado que a maioria dos artigos que estão na primeira página do google tem mais de 2.000 palavras, vide imagem abaixo.
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Qual foi o último artigo que você escreveu mais de 2.000 palavras?

Qual foi a última vez que alguém elogiou o seu trabalho?

Reflita sobre isso. Você tem um dever a cumprir hoje mesmo.

Como Escrever Artigos MEMORÁVEIS

A pessoa que ler seu artigo deve valorizar o tempo que você reservou da sua vida para pesquisar, escrever, revisar e publicar o conteúdo.

Ideias BRILHANTES nascem logo após um “brainstorme” bem feito.

Clique aqui para tweetar esse pensamento.

 

Nada melhor do que um software de mapa mental para dar luz as suas ideias.

Um mapa mental muito bom é o MaindMister, é o que utilizo em todo os meus projetos.

Um bom brainstorm é aquele que novas ideias são geradas a partir de ideias antigas, melhorando a qualidade do que você deseja entregar.

Não se prenda a uma modelo fixo, deixe suas ideias fluir e quando tiver decidido pelas ideias que valem a pena, finalize seu mapa mental.

Uma dica para organizar artigos é pensar que cada ramificação é um subtópico de um tópico maior.

Por exemplo: Note que o passo #1 sobre foco na pesquisa eu dividi desta maneira:

#1 Foco na Pesquisa -> Planejador de Palavra chave -> Exemplo

-> Concorrência -> Exemplo

 

Significa que no passo #1 sobre foco na pesquisa eu cito o planejador de palavra chave e a concorrência, exemplificando com detalhes as buscas salvas para conseguir mais tráfego.

 

Através desse método, você consegue organizar toda a estrutura do artigo de uma só vez, sendo muito mais eficaz do que simplesmente começar a escrever do zero.

Como não deixar o seu leitor ficar entediado lendo seu artigo

Se o seu artigo não estiver visualmente bem estruturado, seu leitor irá abandoná-lo meio de leitura.

 

Existem algumas regras básicas para você quebrar o conteúdo do seu artigo, tornando a leitura mais agradável e num ritmo adequado.

Veja abaixo algumas imagens cedidas pelo designer Rafal Tomal para ilustrar essas quebras de conteúdo:

 

  1. Formatação de Parágrafos e Linhas

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Portanto, ao escrever para seus leitores, lembre-se:

Procure não usar parágrafos com mais de 5 linhas

Use um tamanho de fonte razoavelmente grande para evitar a fadiga da leitura

Deixe um bom espaço entre uma linha e outra

 

  1. Quebra de Conteúdo, Subtítulos e Espaçamentos

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É simples: Utilize os subtítulos – cabeçalhos (headings – H2 – H3 – H4) para quebrar o conteúdo do seu artigo e facilitar a leitura.

Esse artigo que você está lendo agora possui diversas quebras na leitura, com o auxílio de imagens e os subtítulos. Aliás, agora mesmo iremos para uma quebra de texto.

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