3 Erros que podem Destruir a Credibilidade do seu Site ( Você Está Protegido?)

Tempo de leitura: 6 minutos

O START de toda estratégia de marketing digital é o tráfego. Saber como atrair mais clientes(visitantes) para o seu site fará toda a diferença entre vender ou não vender o seu produto na internet. Veja e Evite Destruir a Credibilidade do seu Site Com Esses 3 Erros.

 

O mercado digital brasileiro é composto por 200 milhões de pessoas, um contingente assim torna as possibilidades virtualmente infinitas.

 

Nesse cenário, o desafio acontece em 3 ações:  atrair o público certo, relacionar-se com ele e converter vendas. A grande pergunta é: porque meu site não vende?

 

Acredito que você já tenha se perguntado por que seu site não recebe tantos acessos quanto você gostaria, ou pior, por que efetivamente ele não traz clientes até a sua empresa?

 

A usabilidade é fator determinante para o sucesso de um negócio online.

 

Veja algumas estatísticas abaixo sobre Usabilidade:

40% das pessoas abandonarão uma página da web se ela demorar mais que três segundos para carregar.

$1.1 trilhão das vendas do varejo em 2011 foram influenciadas pela web.

46% dos usuários móveis relataram ter dificuldade de interagir com uma página web, e 44% reclamaram que a navegação era difícil.

 

Identificar problemas com usabilidade na internet não é tão difícil assim.

Você clica em um link esperando ser direcionado para um site e:

Ele demora mais de 30 segundos para abrir…

Não existe nenhum sinal de navegação no site…

Não é possível entrar em contato com o dono do site…

Ele utiliza a mesma cor do texto para os links…

Esses problemas são os campeões.

Mais comum do que você imagina, a navegabilidade e usabilidade de muitos sites possuem sérios problemas.

 

Nesse artigo, o meu objetivo é mostrar os 3 problemas mais comuns de usabilidade que espantam os visitantes.Um leitor satisfeito é muito mais valioso pois a chance é maior propagar seu conteúdo.

Continue lendo esse artigo para saber mais sobre:

 

#1 O conceito e requisitos de usabilidade

#2 Design: o fator Nº.1 que pode destruir a credibilidade do seu site.

#3 Como fazer testes de usabilidade na web?

 

#1 CONCEITO E REQUISITOS DE USABILIDADEwalmirlima-conceito-usabilidade

Mais o que é usabilidade? Segundo o Wikipedia, Usabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante.

 

Portanto, o conceito de usabilidade na web significa a facilidade com que os usuários conseguem chegar ao seu objetivo ao entrar em um site.

 

Os objetivos podem ser:

  • Entrar em contato
  • Encontrar o artigo que estava procurando
  • Cadastrar seu email para receber mais informações do site
  • Comentar em um artigo
  • Compartilhar o artigo nas redes sociais

 

Uma boa usabilidade  e design são irmãos gêmeos.

Nas próprias palavras de um dos maiores gênios:

Design is not just what it looks like and feels like. Design is how it works.(“ Design não é apenas o que parece e se sente. O design é como ele funciona.”) ~ Steve Jobs

 

Logo, um bom design é muito mais que formas bem definidas. Design também é integração e harmonia no funcionamento homem máquina.

 

Existem algumas “leis universais” sobre o que é uma boa usabilidade em um site.

E o seu site, como fazer para ser avaliado? Confira as 8 dicas que o ajudarão a mensurar a sua usabilidade:

  1. O tempo leva para o site carregar. Ele é leve e de fácil navegação?
  2. A adequação das cores de fundo, pois não devem cansar a leitura
  3. O tamanho da fonte utilizada
  4. Não utilize animações em Flash. Aliás, o ideal é que seja desenvolvido em WordPress.
  5. As imagens de banners possuem um link para mais informações?
  6. Seu site possui conteúdo útil além da apresentação da empresa e dos produtos?
  7. Oferece algum tipo de “bônus” em troca do nome e e-mail do visitante?
  8. O internauta encontra facilmente o que procura?

 

#2 DESIGN: O FATOR Nº.1 QUE PODE DESTRUIR A CREDIBILIDADE DO SEU SITEwalmirlima-design-sempre

A pesquisadora Elizabeth Sillence e sua equipe conduziram um estudo sobre confiança e desconfiança em websites para a universidade de Nortúmbria (Newcaslte – UK).

O estudo é bem simples. Elizabeth e sua equipe colocaram várias pessoas para visitar diversos sites na internet e responder se eles confiavam ou não confiavam nesses sites e porquê.

 

O estudo mostrou que, quando as pessoas não confiavam nesses sites, 94% das vezes essa desconfiança estava relacionada a problemas de design.

 

Sim, você leu corretamente. 94% são as chances de um novo visitante não confiar em seu site “apenas” pelo seu design.

 

Não importa se seu conteúdo é uma obra-prima. Para um visitante novo, o mais importante é a primeira impressão.

 

E essa impressão é muito rápida. Você tem apenas 8 segundos para que o visitante confie no seu site ou tudo estará perdido.

 

Trata-se de um instinto do ser humano. Na falta de informações concretas, a beleza prevalece para nos chamar atenção (ao menos, a inicial).

 

Se você gostou desse estudo clique aqui para retweetar a mensagem abaixo.

 

Estudos comprovam: A chance de um visitante não confiar em seu site por causa de seu design é de 94%!

#3 COMO FAZER TESTE DE USABILIDADE NA WEB?
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Testes de usabilidade na web geralmente analisam as ações que os usuários tomam em um determinado website para identificar possíveis problemas que façam esse usuário deixar o site.

 

Entretanto, nem sempre é possível identificar esses problemas se você não utilizar um software(usabilidade de software) robusto para isso.Uma Plataforma de acessibilidade confiável.

 

É nesse ponto que entra o software Crazzy Egg, que utilizo aqui no WalmirLima.com.br e em todos meus sites para melhorar a usabilidade deles.

 

O software é pago e eu não recebo nenhuma comissão ou incentivo para recomendá-lo.

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BÔNUS:  7 MANEIRAS DE CATIVAR SEUS LEITORES E COMPRADORES INDECISOS  walmirlima-presenteO usuário precisa encontrar uma interface que seja amigável a ele. Com esses pequenos ajustes você aumenta sua taxa de conversão e faz seu leitor feliz.

  1. Experimente um layout com uma só coluna ao invés de várias
  2. Experimente dar um presente ao invés de fechar uma venda imediatamente
  3. Experimente juntar funções similares ao invés de fragmentar a interface do usuário
  4. Experimente a credibilidade social ao invés de falar de você mesmo
  5. Experimente repetir sua Call to Action ao invés de mostrá-la uma vez só
  6. Experimente diferentes estilos entre itens clicáveis e aplique-os de forma consistente em um interface
  7. Experimente recomendar ao invés de mostrar escolhas iguais

 

 

Fatos e Estatísticas para Tweetar:          

(tweet)40% das pessoas abandonarão uma página da web se ela demorar mais que três segundos para carregar.

(tweet)$1.1 trilhão das vendas do varejo em 2011 foram influenciadas pela web.

(tweet)46% dos usuários móveis relataram ter dificuldade de interagir com uma página web, e 44% reclamaram que a navegação era difícil.

 

Você gostou desse artigo? Então me faça um favor: Compartilhe com um amigo que precise dessas dicas ou com um designer que precisa de estudos para comprovar o seu importante trabalho.

 

Até o próximo artigo! (muito em breve…)

botao-assistir-palestra

 

3 Comentários

    1. consultor

      Ola, Pedro H.
      Vi seu artigo muito bom também. Recomendo.

    2. consultor

      Obrigado Pedro Holstein. Sucesso!!

Comentários encerrados.